Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Abrir mão do uso de combustíveis fósseis não é uma realidade no momento, diz Helder Barbalho


Por Agência Estado Publicado 05/11/2025 às 14h53
Ouvir: 00:00

A exploração da Margem Equatorial não deve ser interpretada com uma diminuição da importância da agenda da transição energética, e o Brasil não tem a possibilidade de abrir mão do uso de combustíveis fósseis no momento, disse há pouco o governador do Pará, Helder Barbalho.

“É fundamental que nós possamos fazer dessa riqueza uma fonte importante para a transição energética. Neste momento, o Brasil não é autossuficiente para que as próximas gerações sejam capazes de abrir mão do uso de combustíveis fósseis”, afirmou.

“Se nós não explorarmos este ativo, com cerca de 15 anos o Brasil terá que importar petróleo. Portanto, não seria crível a necessidade de importar tendo esta riqueza em nosso ambiente.” A exploração da Margem Equatorial, contudo, não deve ser interpretada com uma diminuição da importância da agenda da transição energética, disse o governador.

Barbalho acrescentou ainda que a Petrobras deve ter um papel no processo de transição energética. “O Brasil deve ter na Petrobras o principal financiador de pesquisas, de indução para a transição energética para que possamos, nas próximas décadas, com assertividade e planejamento, assegurar que o Brasil tem segurança energética suficiente a partir de energias renováveis e energias limpas para que com isto nós possamos definitivamente abrir mão do uso de combustíveis fósseis.”

Segundo ele, o Brasil tem compromisso em garantir o uso de energia limpa e compatibilizar a sua demanda de energia com a sua oferta de energia limpa. “A partir desta garantia de caso nos permitirão que nós possamos abrir mão do uso de combustíveis fósseis, o que não é uma realidade do momento.”

O ministro participa da Cúpula de Ação Climática Local, que é parte dos eventos prévios da COP30 e que acontece no Museu de Arte Moderna do Rio.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…