Açúcar ou álcool? Descubra qual deles faz mais ‘estrago’ na dieta
Na hora de manter a dieta em dia, é comum surgir a dúvida: o que atrapalha mais o processo de emagrecimento, o açúcar ou o álcool? Embora ambos devam ser consumidos com moderação, as bebidas alcoólicas costumam causar um impacto maior — e, muitas vezes, mais discreto — no ganho de peso.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Isso porque o álcool é extremamente calórico e praticamente sem valor nutricional. Uma taça de vinho pode ter cerca de 150 calorias, uma lata de cerveja comum ultrapassa 200, e drinques com destilados e misturas açucaradas podem facilmente passar de 300 calorias por copo. O problema se agrava quando o consumo é frequente e vem acompanhado de petiscos calóricos.
O álcool atrapalha o metabolismo, interfere na queima de gordura e ainda estimula o apetite, o que pode levar ao consumo exagerado de alimentos. Além disso, o corpo prioriza a metabolização do álcool antes de qualquer outro nutriente, o que desacelera o processo de emagrecimento.
Já o açúcar, apesar de ser calórico e contribuir para picos de glicose e compulsão alimentar, é mais fácil de ser controlado quando inserido em pequenas quantidades. Alimentos açucarados também costumam trazer alguma saciedade ou valor energético imediato — o que não ocorre com o álcool.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.