Água gelada faz mal? Especialistas esclarecem mitos sobre a bebida


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

“Não toma água gelada, que vai dar dor de garganta!”. A frase é conhecida de muitas famílias brasileiras e atravessa gerações, geralmente dita por mães e avós zelosas. Mas, afinal de contas, será que essa recomendação tem base científica ou é apenas um mito popular?

Foto: Freeepik

O otorrinolaringologista Jefferson Takehara, da Santa Casa de São José dos Campos, explica que a resposta para essa pergunta é mais complexa do que se imagina. De acordo com o médico, não é propriamente a temperatura da bebida que causa doenças como faringite ou amigdalite.

“O que acontece é que, durante o inverno ou em ambientes com ar seco, as mucosas do nariz e da garganta ficam mais expostas. Se a pessoa já está com a região irritada, a ingestão de líquidos muito frios pode ser o fator que faltava para desencadear uma inflamação”, esclarece.

Além disso, outros fatores agravam o risco de infecções respiratórias: ar frio, baixa umidade, aglomerações em locais fechados e pouca ventilação. Segundo o especialista, esse conjunto de condições facilita a circulação de vírus e bactérias. “A água gelada, isoladamente, não é a causa da inflamação, mas pode irritar uma mucosa já fragilizada”, explica Takehara.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile