Água tônica faz bem ou mal para a saúde? Nutricionista esclarece
A água tônica pode até ser uma opção refrescante e com alguns benefícios à saúde, mas o consumo deve ser moderado, segundo a nutricionista Kassia Lima Almeida. “O ingrediente principal, o quinino, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ajudar na digestão por estimular a produção de saliva. Como qualquer líquido, também contribui para a hidratação do corpo”, explica a especialista.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
No entanto, Kassia alerta que a maioria das versões da bebida é rica em açúcar. O consumo excessivo pode provocar ganho de peso, aumento da pressão arterial e até interferir na ação de certos medicamentos. “Pessoas com diabetes, problemas cardíacos, refluxo, sensibilidade ao quinino ou que tomam medicamentos específicos devem evitar ou consultar um médico antes de consumir”, orienta.
A nutricionista afirma que a água tônica pode ser consumida ocasionalmente e até servir como alternativa aos refrigerantes. Ainda assim, não deve substituir a água como fonte principal de hidratação. “É importante equilibrar o prazer de consumir a bebida com a necessidade de manter um estilo de vida saudável”, completa.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
