Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2025

Alimentação pode influenciar sintomas da psoríase, aponta estudo


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 20/07/2025 às 16h36
Ouvir: 00:00

Um novo estudo reforça que o que vai ao prato pode influenciar diretamente a nossa saúde. Publicada em fevereiro no British Journal of Nutrition, a pesquisa aponta que dietas com perfil inflamatório, baseadas em produtos ultraprocessados, carnes vermelhas e açúcar simples, estão associadas a quadros mais severos de psoríase. Já padrões alimentares saudáveis podem ajudar a reduzir os sintomas.

psoriasis-5996424_1280
Foto: Eszter Miller/Pixabay

A psoríase é uma doença inflamatória crônica que provoca placas ou manchas ressecadas na pele, comuns em regiões como braços e cotovelos. Entre os fatores de risco modificáveis estão o tabagismo, o consumo de álcool e a obesidade.

“Os sintomas costumam ser recorrentes e intermitentes e, embora o papel da alimentação nesse contexto ainda não seja totalmente esclarecido, é um tema de crescente interesse científico”, afirma a dermatologista Barbara Miguel, do Einstein Hospital Israelita. Segundo a especialista, estudos observacionais anteriores já haviam mostrado que dietas com perfil mais inflamatório estariam associadas à piora do quadro clínico.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem é preso suspeito de tentar matar a própria filha ao arrastá-la com carro em movimento


Um homem foi preso na última quarta-feira, 3, na Barra da Tijuca, zona sudoeste do Rio de Janeiro, suspeito de…


Um homem foi preso na última quarta-feira, 3, na Barra da Tijuca, zona sudoeste do Rio de Janeiro, suspeito de…