Anac cassa certificado e suspende operação da Voepass no Brasil
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cassou, nesta terça-feira, 24, o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Passaredo Transportes Aéreos, principal empresa do grupo Voepass, depois de identificar falhas “graves e persistentes” na operação da companhia.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Segundo a agência, a cassação ocorre após uma operação iniciada depois do acidente aéreo que matou 62 pessoas no dia 9 de agosto de 2024, em Vinhedo, interior de São Paulo.

No curso da investigação, a Anac afirmou que verificou falhas na execução de itens de inspeção obrigatória de manutenção, que não foram detectadas nem corrigidas pelos controles internos da empresa, “um indício de que o sistema de supervisão da companhia havia se degradado, comprometendo sua capacidade de atuar preventivamente”.
Em nota, a Anac diz que há alguns serviços de manutenção em aeronaves de alta relevâncias que, se não forem realizados de maneira adequada, podem gerar problemas graves, como falhas e defeitos.
A agência ainda afirmou que foi identificado que a Voepass não realizou algumas dessas inspeções obrigatórias requeridas. No âmbito da operação assistida, o problema apontado pela Anac foi corrigido pela empresa, porém voltou a se repetir com outros aviões da frota e em “diversas tarefas de manutenção”. Foi esse cenário que fundamentou a decisão da agência que retirou a capacidade de atuação da companhia.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.