Animal raro encontrado morto na região deixa moradores curiosos


Por Redação GMC Online

Um animal silvestre encontrado morto em uma propriedade rural de Novo Itacolomi, no Vale do Ivaí, chamou a atenção de moradores que nunca haviam visto um exemplar semelhante. A causa da morte ainda é desconhecida.

Segundo o biólogo Fernando Felippe, trata-se de uma irara (Eira barbara), também conhecida como papa-mel ou jaguapé, um mamífero terrestre comum na região, embora pouco observado.

LEIA TAMBÉM: Pedágio no Paraná: Lote 4 prevê duplicação de 114 km da PR-323 entre Maringá e Umuarama

“A gente sempre encontra ele em matas densas, no meio do mato, às vezes em áreas abertas ou estradas. Pode ser confundido com o gato morisco, pela semelhança”, explicou o especialista.

A irara é a única espécie do gênero Eira e pertence à família dos mustelídeos, a mesma de doninhas e martas. É um animal onívoro que pode atingir até 71 centímetros de comprimento, preferindo áreas de vegetação densa, onde se abriga em tocas ou ocos de árvores.

Apesar de pouco vista, a presença da irara indica a importância da conservação das áreas de mata na região, reforçando o papel das florestas como habitat para a fauna local.

Com informações do site Obemdito.

Sair da versão mobile