Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

Anvisa aciona agências internacionais e lança edital para garantir oferta de antídoto a metanol


Por Agência Estado Publicado 03/10/2025 às 12h57
Ouvir: 00:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acionou autoridades reguladoras internacionais para garantir a disponibilidade do medicamento fomepizol, indicado como antídoto para intoxicação por metanol. Há pelo menos 53 casos de contaminação em investigação em São Paulo, cinco em Pernambuco e um no Distrito Federal.

image
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Em nota, a Anvisa informa que consultou as agências da Argentina, México, União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, China, Suíça e Austrália sobre a autorização de comercialização do fomepizol em seus respectivos países.

A medida é uma forma de acelerar a análise e aprovação de novos fornecedores, uma vez que aqueles aprovados por agências parceiras passaram pelo trâmite destas para comprovar a segurança e eficácia do produto.

Também foi publicado um edital para identificar fabricantes e distribuidores internacionais com disponibilidade imediata de fornecimento do medicamento ao Ministério da Saúde.

O objetivo, diz a Anvisa, é acelerar a aquisição do produto e garantir o atendimento aos pacientes no menor tempo possível.

A iniciativa responde a um ofício de urgência enviado pelo ministério, solicitando a publicação do edital.

Alternativa emergencial

image
Foto: Reprodução/Governo

Em caráter emergencial, a Anvisa afirma que trabalha na identificação de farmácias de manipulação e laboratórios farmacêuticos aptos à preparação de etanol grau farmacêutico, que pode ser considerado como alternativa terapêutica ao fomepizol, caso necessário.

“A agência realizou um levantamento nacional dessas farmácias e está pronta para adotar medidas regulatórias que viabilizem a produção do etanol manipulado, caso essa estratégia seja aprovada pelo Ministério da Saúde. Foram identificadas 604 farmácias de manipulação aptas”, diz o órgão.

Análises laboratoriais

A Anvisa também informa que está em contato com os laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária para definir o fluxo de coleta e envio de amostras suspeitas de contaminação.

Até o momento, foram identificados três laboratórios com capacidade para esse tipo de análise: o Lacen do Distrito Federal, o Laboratório Municipal de São Paulo e o INCQS, da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

A agência também está em tratativas com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para estabelecer cooperação e ampliar a capacidade de testagem das amostras.

“As orientações para envio de amostras pelas Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais serão divulgadas em breve”, afirma a Anvisa.

O que fazer em caso de suspeita de intoxicação?

A principal recomendação é procurar atendimento médico imediatamente assim que surgirem os primeiros sinais.

As manifestações mais comuns logo após a ingestão da substância são similares aos de uma embriaguez, como fala pastosa e reflexos diminuídos.

Algumas horas após a ingestão, entre 12h e 24h, surgem efeitos mais graves, como náuseas, vômitos, tontura, fraqueza e dor abdominal.

A contaminação também provoca alterações no sistema nervoso central que podem variar da sonolência até a perda da visão, uma das principais particularidades do consumo de metanol.

Ao chegar à unidade de saúde, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa informe que consumiu bebida alcoólica e explique o contexto. “O ideal é que o paciente relate, por exemplo, se esteve em uma festa antes de procurar atendimento no SUS, que tipo de bebida ingeriu, se havia rótulos nas embalagens e qual foi o horário da ingestão”, orienta, em nota.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cidade da Grande SP tem 100% dos imóveis sem luz após passagem de fortes ventos


O município de Embu-Guaçu, que fica na região metropolitana de São Paulo e tem cerca de 67 mil habitantes, está…


O município de Embu-Guaçu, que fica na região metropolitana de São Paulo e tem cerca de 67 mil habitantes, está…

Geral

Aeroporto de Congonhas enfrenta caos após cancelamento de voos por ventania forte em SP


Passageiros do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, lotaram a área de check-in e o saguão do…


Passageiros do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, lotaram a área de check-in e o saguão do…