Anvisa manda recolher lote de marca famosa de pimenta


Por Redação GMC Online

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote específico de pimenta-do-reino moída da marca Pancada, após a reprovação dos produtos durante uma fiscalização. A medida foi oficializada por meio da Resolução-RE nº 2.394, publicada em 28 de junho de 2024 no Diário Oficial da União (DOU).

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foto: Divulgação

De acordo com o documento, a gerência-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa ordenou a suspensão imediata da comercialização, distribuição e uso do lote 45349 da pimenta, produzido na cidade de Franca, em São Paulo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote específico de pimenta-do-reino moída da marca Pancada. Foto: Reprodução

Conforme análises realizadas pela Anvisa, identificaram-se as presenças de glúten e amido não declarados na rotulagem do produto, além de outras irregularidades. A ingestão desses componentes pode causar sérios problemas de saúde para indivíduos com doença celíaca ou alergia ao milho e seus derivados.

Os possíveis efeitos adversos incluem anemia, dor e distensão abdominal, diarreia, dermatites, coceira ou formigamento na boca, dificuldades respiratórias, tontura, desmaio ou vertigem, inchaço nos lábios, garganta, língua e outras partes do corpo, além de vômito.

Sair da versão mobile