Anvisa manda suspender propaganda de suplemento “Xô Xuca”. Entenda


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da publicidade e divulgação irregular do suplemento de fibras alimentares que combate o intestino preso, Xô Xuca.

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

A determinação saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 24. O produto pode continuar a ser fabricado e vendido, mas sem propagandas.

A motivação para a suspensão, segundo a Anvisa, são as propagandas enganosas relacionadas à substituição da “chuca” (gíria para o termo lavagem intestinal que é uma técnica de limpeza da região anal) e de alegações terapêuticas para doenças graves nas publicidades do suplemento em cápsulas à base de psyllium, chia e linhaça.

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Ou seja, no entendimento do órgão, vender o produto dando ênfase à “chuca” pode levar a um falso entendimento por parte do consumidor. A medida se aplica a todos os sites, bem como a ambientes de divulgação, mídias sociais, provedor de conteúdos e lojas digitais em plataformas eletrônicas de venda, sob responsabilidade da empresa.

Por meio de nota, a Xo Xuca Suplementos Naturais LTDA “esclarece que a resolução divulgada pela ANVISA no dia 24/10/2023 não compromete a composição e fórmula do produto, assim como a segurança do consumo, a fabricação e o comércio. A Xo Xuca ressalta que o órgão apenas apontou equívocos na campanha publicitária do produto e que nenhum cliente fora lesado. A Xo Xuca se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos”.

Leia a reportagem completa em Metrópoles, parceiro do GMC Online.

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