Anvisa proíbe venda de balas da marca Dori; veja os detalhes


Por Redação GMC Online

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de lotes de sete tipos de balas da marca Dori devido à possível contaminação por Salmonella Muenchen. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União. Em seu site, a empresa anunciou o recolhimento voluntário dos produtos afetados, que foram fabricados na unidade de Rolândia, Paraná, entre 21 de junho e 10 de julho deste ano.

Foto: Reprodução

A Dori aconselhou os consumidores a não consumirem os produtos e, caso já os tenham adquirido, a entrarem em contato através do telefone 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, ou pelo e-mail sac@dori.com.br. A empresa também comunicou que os pontos de venda e varejistas foram instruídos a interromper imediatamente a comercialização dos produtos.

Veja os produtos e lotes de balas da marca Dori proibidos pela Anvisa

1/2
2/2

Riscos da Salmonella

A Salmonella, também conhecida como salmonelose, é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que pode causar intoxicação alimentar e, em casos raros, levar a infecções graves e até à morte. Essa bactéria possui duas espécies principais que afetam os seres humanos: Salmonella enterica e Salmonella bongori. A Salmonella enterica é a mais relevante para a saúde pública e é dividida em seis subespécies: S. enterica subsp. enterica, S. enterica subsp. salamae, S. enterica subsp. arizonae, S. enterica subsp. diarizonae, S. enterica subsp. houtenae e S. enterica subsp. indica.

A transmissão da Salmonella ocorre principalmente pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais infectados. A bactéria é comumente encontrada em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cães e gatos. Assim, alimentos provenientes desses animais ou que tenham tido contato com suas fezes podem ser fontes de infecção. A Salmonella pode causar dois tipos de doenças: a salmonelose não-tifóide e a febre tifóide, dependendo do sorotipo envolvido.

Os sintomas da infecção por Salmonella, que são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, são confirmados por meio de exames de sangue e fezes, além da avaliação clínica feita por um médico. Os principais sintomas da salmonelose não-tifóide incluem:

Esses sintomas geralmente aparecem entre 6 e 72 horas após o consumo de alimentos contaminados, com a maioria dos casos surgindo entre 12 e 36 horas. Os sintomas costumam durar de 2 a 7 dias, até que o paciente se recupere completamente. A doença também pode ser transmitida pelo contato com animais infectados, incluindo animais de estimação, especialmente se as mãos não forem lavadas após o contato. A gravidade dos sintomas pode variar de acordo com a quantidade de alimento contaminado ingerido e o nível de contaminação do alimento.

Sair da versão mobile