Anvisa proíbe venda de lote de coco ralado e de todos os azeites de duas marcas


Por Redação GMC Online

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da circulação de determinados produtos alimentícios no Brasil. Entre os itens afetados estão o Lote nº 030424158 de coco ralado da marca Coco e Companhia, além de todos os lotes de azeites de oliva das marcas Serrano e Cordilheira. A medida foi tomada como parte das ações de controle de qualidade e segurança alimentar.

A medidas foram publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira, 24.

De acordo com a Anvisa, o lote de coco ralado foi considerado impróprio para consumo após os resultados dos testes laboratoriais. A agência explicou que “insatisfatório o resultado no ensaio pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre”. Esse componente, que é utilizado como conservante em diversos alimentos, foi encontrado em níveis inadequados, colocando a saúde dos consumidores em risco. Por conta disso, a comercialização, distribuição e divulgação do lote foram proibidas, e o produto deve ser recolhido das prateleiras de supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

Azeites proibidos pela Anvisa

A Anvisa também proibiu a venda dos azeites de oliva extra virgem 0,5% de acidez das marcas Serrano e Cordilheira no Brasil. Todos os lotes das duas marcas tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos no Brasil. O órgão determinou que os produtos disponíveis no mercado sejam recolhidos imediatamente e que aqueles que ainda não foram distribuídos sejam apreendidos.

Segundo a Anvisa, os produtos eram trazidos e distribuídos em território brasileiro por “estabelecimentos desconhecidos”, o que infringe a legislação do país.

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foto: Divulgação
Sair da versão mobile