Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Ao G20, diretora-gerente do FMI renova alerta para perda de fôlego no PIB global


Por Agência Estado Publicado 18/02/2022 às 14h51 Atualizado 20/10/2022 às 14h01
Ouvir: 00:00

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, voltou a alertar para a perda de fôlego da recuperação global, ao discursar em reunião virtual de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20. Segundo ela, dados mais recentes apontam para um crescimento mais fraco em 2022, diante da variante Ômicron da covid-19 e de problemas nas cadeias de suprimento “que são mais persistentes do que o anteriormente antecipado”.

“Ao mesmo tempo, as leituras de inflação seguem elevadas em muitos países, os mercados financeiros estão mais voláteis e as tensões geopolíticas aumentaram fortemente”, disse ela, segundo comunicado do FMI com a íntegra de sua fala.

Kristalina Georgieva citou o que vê como prioridades atuais, entre elas evitar choques econômicos duradouros com a covid-19, que ainda é uma incerteza.

Ela pediu foco importante na vacinação e em sua distribuição, bem como em insumos como testes e tratamentos contra o vírus. Também defendeu a importância de passar por esse ciclo de aperto monetário esperado. Segundo ela, é preciso “lutar contra a inflação sem frear a retomada”.

A diretora-gerente do FMI ainda disse que os países devem ter prioridade maior na sustentabilidade fiscal. Após estímulos para lidar com o choque da pandemia, é preciso fazer ajustes, com apoio mais direcionado.

Ela mencionou que a parcela de países de baixa renda com alto risco de problemas de dívida dobrou desde 2015, de 30% para 60% do total deles atualmente.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…