Após tragédia com oito mortos, voos de balão são retomados em Praia Grande (SC)
Os voos de balão foram retomados nesta quarta-feira, 2, em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, cerca de 11 dias após o acidente que matou oito pessoas e feriu outras 13.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
A cidade, considerada um dos principais destinos de balonismo no Brasil, voltará a receber turistas que aguardavam pela liberação da atividade, que estava suspensa desde o dia 21 de junho, data da tragédia.

Novas regras de segurança
Com a retomada, foram implementadas novas exigências de segurança, entre elas:
- Dois extintores de incêndio em cada balão
- Mantas antichamas
- Uso obrigatório de rádios intercomunicadores
- Treinamentos técnicos adicionais para manuseio dos equipamentos
Além disso, um boletim meteorológico oficial será emitido diariamente às 20h pela AVIBAQ, com análise técnica e auxílio de meteorologistas. O documento informará se as condições climáticas são favoráveis ou não para os voos do dia seguinte.
LEIA TAMBÉM: Trabalhadores da TCCC e Cidade Verde anunciam data para início de greve
— Também temos agora um boletim meteorológico emitido pela associação todas as noites, no qual um grupo experiente, com auxílio de meteorologistas, informa todo mundo sobre as condições climáticas, liberando ou não o voo para o dia seguinte, explicou João Vitor Justo, piloto e vice-presidente da AVIBAQ, em entrevista à NSC TV.
O acidente que matou oito pessoas foi o mais grave da história do balonismo em Praia Grande desde o início da atividade no município, em 2017. Um balão pegou fogo em pleno voo e caiu em uma área de mata. Outros 13 ocupantes conseguiram escapar com vida.
A Polícia Civil, por meio da delegacia de Santa Rosa do Sul, segue investigando o caso. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que está trabalhando, em conjunto com o Ministério do Turismo, na elaboração de um documento emergencial de regulamentação para o setor.
Com informações da NSC TV.