Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Após troca de laboratório, Saúde recebe doses atualizadas de vacina contra covid


Por Agência Estado Publicado 01/05/2025 às 18h01
Ouvir: 00:00

Após a troca de laboratório fornecedor, o Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira, 1°, que recebeu mais de 1,3 milhão de doses da vacina atualizada contra a covid-19. As doses da Pfizer foram recebidas em Guarulhos.

“Essa entrega aconteceu em 14 dias. Foi um recorde, mais rápido até mesmo que no período da pandemia”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A entrega, que faz parte de uma primeira remessa, que tem 7,4 milhões de doses previstas, ocorre dez dias após a pasta enviar uma nota técnica aos Estados e municípios informando sobre a troca e alertando que poderia haver “interrupção pontual da distribuição da vacina covid-19 destinada à população acima de 12 anos em algumas localidades, nas próximas três semanas”.

Houve interrupção, nesta semana, na vacinação em uma capital, o Rio de Janeiro.

Entenda a troca de laboratório

Em 2024, as empresas Zalika, que representa o laboratório indiano Intituto Serum, e a Pfizer, venceram a licitação (pregão) do Ministério da Saúde para fornecer vacinas contra a covid para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A primeira ficou responsável pelo fornecimento de doses para adultos a partir de 12 anos, enquanto a segunda, para o público pediátrico (6 meses a 11 anos).

O edital e os contratos têm uma cláusula que obriga as empresas ganhadoras a fornecerem as vacinas com cepas atualizadas mediante solicitação da pasta. Em outubro do ano passado, ocorreu a primeira execução do pregão. As atualizações de vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) eram para o tipo XBB. De acordo com a nota, a Zalika realizou a primeira entrega de 3 milhões de doses em dezembro.

Para as próximas entregas, porém, o ministério exigiu que ambas as empresas fornecessem vacinas com a cepa JN.1 na sua composição, a mais atualizada até o momento.

A Zalika submeteu à Anvisa o pedido de atualização de seu novo imunizante em dezembro. Para dar continuidade à campanha de vacinação durante o período de análise pela agência, o Ministério da Saúde diz ter distribuído um estoque de vacinas atualizadas da Moderna.

A Anvisa reprovou a atualização duas vezes. Uma em 30 de janeiro, e outra, após nova análise, em 13 de março. A empresa ficou impedida de fornecer vacinas ao ministério.

A pasta precisou iniciar um processo de transição de fornecedores e contratos, e convocou a segunda colocada no processo licitatório para continuidade do fornecimento. Neste caso, a própria Pfizer. O contrato foi assinado no dia 14 de abril.

O contrato prevê o fornecimento de 57 milhões de doses, em remessas, conforme adesão da população à campanha de vacinação, com previsão de execução de até dois anos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alesp aprova projeto que autoriza sepultamento de cães e gatos junto aos donos


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…

Geral

Anvisa proíbe comercialização de quatro marcas de suplementos; veja quais


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…

Geral

‘Gratificação faroeste’: Alerj derruba veto de Castro e recria bônus para policiais por mortes


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou nesta quinta-feira, 18, o veto do governador Cláudio Castro (PL) para…


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou nesta quinta-feira, 18, o veto do governador Cláudio Castro (PL) para…