Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Árvores frutíferas que você nunca deve plantar no pomar ou quintal de casa; veja a lista


Por Felippe Gabriel Publicado 03/09/2025 às 10h30
Ouvir: 00:00

Ter um pomar no quintal é o sonho de muitas pessoas, que desejam colher frutas frescas sem sair de casa e ainda deixar o ambiente mais verde e agradável. No entanto, nem todas as árvores frutíferas são indicadas para áreas residenciais. Algumas espécies, apesar de populares, podem causar transtornos sérios: desde sujeira e pragas até riscos de acidentes e danos estruturais.

Para esclarecer quais árvores devem ser evitadas, o GMC Online resgata uma entrevista exclusiva realizada em 2024 com a engenheira agrônoma e mestre em Fruticultura Tropical Mirian Maretti, que detalha os perigos de algumas espécies bastante comuns nos quintais brasileiros.

6 árvores frutíferas que você deve evitar: jamais plante no quintal ou pomar

Bananeira

pexels-robbif-28214227
Foto: Ilustrativa/Pexels/Robbi F.

A bananeira é uma das frutíferas mais cultivadas em quintais, mas seu pseudocaule úmido pode servir de abrigo para cobras e caramujos. Além disso, a grande quantidade de palha acumulada gera sujeira e pode se tornar esconderijo de escorpiões. Outro problema é a água parada nas folhas e na palha, que facilita a proliferação do mosquito da dengue. A planta ainda atrai pernilongos, tornando-se um incômodo para os moradores.

Maracujazeiro

pexels-quang-nguyen-vinh-222549-4543983
Foto: Ilustrativa/Pexels/Quang Nguyen Vinh

O maracujá é uma fruta deliciosa, mas seu cultivo em áreas residenciais pode ser perigoso. A planta atrai muitos insetos, como abelhas e mamangavas, o que representa risco para pessoas alérgicas. Além disso, o maracujazeiro cresce de forma desordenada, podendo invadir muros, telhados e até a casa de vizinhos. Outro ponto negativo é a sujeira causada pelo excesso de folhas e a atração de lagartas.

Parreira de uva

pexels-ekaterina-swiss-3802271-5633602
Foto: Ilustrativa/Pexels/Ekaterina Swiss

Apesar de muito apreciada, a uva exige cuidados específicos. A parreira precisa de estruturas fortes para sustentar os cachos pesados e a grande quantidade de folhas. A planta costuma se espalhar facilmente, invadindo telhados, aparelhos de ar-condicionado e cercas, chegando até às casas vizinhas. Também é necessário realizar podas regulares e limpeza frequente por conta da queda intensa das folhas.

Coqueiro

pexels-nc-farm-bureau-mark-15114314
Foto: Ilustrativa/Pexels/Mark Stebnicki

O coqueiro é uma árvore de beleza tropical, mas representa um risco significativo quando plantado em quintais. Os frutos pesados podem cair e causar acidentes graves, atingindo pessoas, carros ou animais de estimação. Além disso, a árvore pode atrair pragas como lagartas, baratas, gafanhotos e formigas. Por isso, especialistas não recomendam o plantio próximo a piscinas ou áreas de lazer.

Mangueira

pexels-dropshado-4418675
Foto: Ilustrativa/Pexels/Sharath G.

Popular nos quintais brasileiros, a mangueira também traz problemas em ambientes residenciais. As mangas, quando caem, podem causar acidentes e deixar o chão escorregadio. As raízes profundas da árvore ainda podem rachar pisos e calçadas. Devido ao porte elevado, a mangueira exige podas frequentes, o que aumenta os custos de manutenção.

Abacateiro

pexels-matthias-oben-2060028-3687927
Foto: Ilustrativa/Pexels/Matthias Oben

O abacateiro é uma árvore de grande porte que pode ultrapassar 15 metros de altura. O peso dos frutos representa risco de acidentes e danos em telhados e veículos. Além da necessidade de podas frequentes, a espécie solta muitas folhas, o que aumenta a sujeira e a manutenção do quintal.

Saiba como cultivar árvores frutíferas em vasos e pequenos espaços

Segundo a engenheira agrônoma Mirian Maretti, existem espécies de árvores frutíferas indicadas para plantio em quintais, jardins, canteiros e até em vasos. Ela explica que, para a planta se desenvolver satisfatoriamente, o local deve ser bem arejado e com luminosidade adequada a cada espécie.

As melhores plantas para cultivar em vasos são Jabuticaba, Mirtilo, Romã, Acerola, Limão Siciliano, Pitanga, Lichia, Abacaxi e Goiaba, por se adaptarem a espaços menores, além de facilitar a colheita direto no pé. São espécies recomendadas por serem fáceis de manusear e realizar a poda, que deve ser feita com tesouras apropriadas.

Já o Morango é uma espécie que fica muito charmosa quando cultivada em vasos suspensos, sendo fácil de se adaptar em varandas e sacadas, por exemplo.

Maretti ainda revela que, entre as frutíferas cultivadas em vasos, a Acerola e a Jabuticaba são as espécies que dão fruto mais rápido, chegando a produzir até três vezes por ano. Para isso, as plantas precisam ser irrigadas sempre que a terra do vaso estiver ligeiramente seca. No verão, a irrigação pode ser realizada três a quatro vezes por semana, enquando no inverno pode ser feita duas vezes por semana.

Design sem nome (14)
Jabuticabeira é uma das espécies cultivadas em vaso que dão fruto mais rápido | Foto: Reprodução

Por fim, também é importante verificar o espaço que as raízes terão para se desenvolver, a fim de aproveitar a água e os nutrientes do solo. Para isso, é necessário que o vaso tenha em torno de 10 centímetros de diâmetro a mais que o torrão da muda.

Com essas dicas, você terá frutíferas produzindo o ano todo, mesmo quando cultivadas em pequenos espaços.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Estátua de loja da Havan desaba durante ventania no Rio Grande do Sul


A réplica da Estátua da Liberdade de uma loja da Havan em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, desabou…


A réplica da Estátua da Liberdade de uma loja da Havan em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, desabou…

Geral

Estátua de loja da Havan desaba durante ventania no Rio Grande do Sul


A réplica da Estátua da Liberdade de uma loja da Havan em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, desabou…


A réplica da Estátua da Liberdade de uma loja da Havan em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, desabou…