Aos 70 anos, astronauta mais velho em atividade da Nasa volta à Terra
A nave espacial russa Soyuz MS-26 retornou à Terra neste domingo, 20, com três pessoas a bordo. Entre eles estavam dois cosmonautas russos: Alexei Ovchinin e Ivan Vagner. O terceiro, um americano: Don Pettit, o astronauta mais velho em atividade na Nasa, que tornou-se septuagenário enquanto viajava de volta para a Terra para concluir uma missão de sete meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI).
A aterrissagem ocorreu a menos de 150 quilômetros a sudeste da cidade de Zhezkazgan, nas estepes do Cazaquistão, menos de quatro horas depois de se desacoplar do módulo russo Rassvet da EEI.

Pettit passou 222 dias na estação desta vez, elevando o total para 590 desde seu batismo como astronauta. A agência espacial americana celebrou o fato de Pettit retornar à Terra no dia de “seu 70º aniversário, domingo, 20 de abril”, o que o torna o astronauta mais velho em atividade.
Ainda assim, ele não é o americano mais velho a viajar ao espaço pela Nasa – esse recorde pertence a John Glenn, que, aos 77 anos, voou em uma missão da Nasa em 1998. Ele morreu em 2016.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.