14 de julho de 2025

Astronautas da Índia, Polônia e Hungria decolam para Estação Espacial


Por Agência Estado Publicado 25/06/2025 às 10h28
Ouvir: 01:53
156e10fcac39582f4b4ad29bbd6303ade16
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Índia, Polônia e Hungria lançaram seus primeiros astronautas em mais de 40 anos nesta quarta-feira, 25, os enviando em um voo privado para a Estação Espacial Internacional.

O foguete Falcon da Space X decolou do Centro Espacial Kennedy da NASA com duas semanas de atraso devido a preocupações com vazamentos na estação espacial.

A cápsula no topo transportava não apenas os três recém-chegados ao espaço – nenhum dos quais estava vivo quando os primeiros astronautas de seus países foram lançados -, mas também a astronauta mais experiente dos Estados Unidos, Peggy Whitson.

Além de Whitson, a tripulação inclui o indiano Shubhanshu Shukla, piloto da Força Aérea Indiana; o húngaro Tibor Kapu, engenheiro mecânico; e o polonês Slawosz Uznanski-Wisniewski, especialista em radiação e um dos astronautas do projeto da Agência Espacial Europeia, às vezes convocado para serviço temporário.

Os três países dividiram a conta da missão de duas semanas. A Axiom Space, empresa de Houston que organizou o acordo, estimou o preço da passagem em mais de US$ 65 milhões por cliente. Os astronautas devem chegar ao laboratório orbital na próxima manhã.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Família de menina que morreu no Cânion Fortaleza fazia trilha sem guia, afirma concessionária


A família da criança de 11 anos que morreu na semana passada após cair de penhasco do Cânion Fortaleza, em…


A família da criança de 11 anos que morreu na semana passada após cair de penhasco do Cânion Fortaleza, em…