Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de dezembro de 2026

Até quando vai a onda de calor em SP, Rio e mais Estados?


Por Agência Estado Publicado 28/12/2025 às 13h53
Ouvir: 00:00

Às vésperas do ano-novo, a onda de calor que atinge Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil há cerca de uma semana segue com alerta vermelho (de grande perigo) ao menos até as 18 horas desta segunda-feira, 29, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura tende a amenizar nos próximos dias, com a chegada de mais chuva.

O aviso meteorológico abrange todos os municípios dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além disso, contempla partes do Paraná (incluindo Curitiba), de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.

Há cinco dias, a temperatura está pelo menos 5ºC acima da média para o período. O Inmet tem destacado que a onda de calor extremo traz riscos à saúde – como o estresse térmico, que levou a mais de 1,3 mil atendimentos no Rio nos últimos dias.

“O cenário reflete a atuação persistente de uma massa de ar quente, responsável por temperaturas elevadas e sucessivos recordes, especialmente em áreas urbanas, onde os efeitos do calor são potencializados”, aponta o Inmet.

Há, também, alerta amarelo (perigo potencial) para tempestades e chuvas intensas em grande parte do País, majoritariamente “amarelo” neste domingo, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. No Rio Grande do Sul, o aviso é laranja, de perigo, válido até a segunda-feira.

Na sexta-feira, 26, a cidade de São Paulo registrou o dia mais quente de dezembro desde o início da captação de dados pelas estações meteorológicas (em 1961), com 36,2ºC. O recorde era do dia anterior, de 35,9ºC, registrado na quinta-feira, 25, no Natal.

Previsão para São Paulo

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo indica que a segunda-feira terá máxima de 31ºC. A previsão é de chuva de forte intensidade, com potencial de queda de árvores e alagamentos, especialmente à tarde.

Para a terça-feira, 30, a estimativa é a temperatura variar de 22ºC a 29ºC. Também há previsão de novas pancadas de chuva intensas, com trovoadas, raios, eventuais rajadas de vento e potencial para queda de granizo. “Alerta-se para a possibilidade de formação de alagamentos intransitáveis, elevação significativa de córregos e rios, bem como queda de árvores”, acrescenta o CGE.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresa de avião que caiu em Copacabana será autuada por publicidade irregular, diz prefeitura


A empresa dona do avião que caiu no mar da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no início da…


A empresa dona do avião que caiu no mar da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no início da…

Geral

SP reforça alerta para vacinação contra sarampo durante a temporada de cruzeiros


Com a chegada da temporada de cruzeiros 2025/2026 no litoral paulista, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo…


Com a chegada da temporada de cruzeiros 2025/2026 no litoral paulista, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo…

Geral

Calor extremo: saiba como proteger cães e gatos durante a onda de calor no Brasil


Os últimos dias de 2025 estão sendo marcados pelo forte calor em diversas regiões do Brasil. Com temperaturas ultrapassando os…


Os últimos dias de 2025 estão sendo marcados pelo forte calor em diversas regiões do Brasil. Com temperaturas ultrapassando os…