14 de maio de 2025

Avançar sinal vermelho de madrugada é permitido? Entenda


Por Rafael Bereta Publicado 01/05/2023 às 11h19
Ouvir: 03:37
Conforme informações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho é proibido. Foto: Elias Souza

Avançar sinal vermelho de madrugada é uma das infrações mais polêmicas e questionadas pelos condutores, principalmente por não haver tanto fluxo como em horários de picos. Na prática, os motoristas ultrapassam o sinal vermelho devido à falta de segurança no local.

Conforme informações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho é proibido, sendo permitido apenas quando o semáforo estiver no amarelo intermitente, ou se houver sinalização que permita a livre conversão à direita prevista. Ou seja, a lei permite que motoristas ultrapassem o semáforo fechado somente nessas situações. De resto, é infração gravíssima e rende multa.

“Ao avançar o sinal vermelho, o condutor é multado recebendo sete pontos na carteira. Em algumas cidades que não é o caso de Maringá, o avanço ao sinal vermelho de madrugada é permitido. Londrina por exemplo já permitiu que condutores avançassem a sinalização entre meia noite às 6h. Entretanto, a cidade voltou atrás, pois estava acontecendo muitos acidentes”, explica a psicóloga e instrutora de autoescola Larissa Tabalipa.

Como recorrer a multa?

Para fundamentar o recurso, o motorista precisa provar que o local onde ocorreu a infração seja considerada uma área de risco e realizar uma defesa eficiente, incluindo provas que demonstre que o local e perigoso ao ficar parado, aguardando a abertura do semáforo, em plena madrugada.

Uma das formas para tentar anular a multa por avançar sinal vermelho é utilizando o recurso em 1ª instância. Para isso, é preciso que o motorista envie à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), a defesa após receber a notificação de penalidade.

Nesta etapa, é importante que o condutor detalhe o motivo de ter avançado o sinal vermelho e apresentar argumentos que justifiquem a situação.

A instrutora Larissa Tabalipa ainda ressalta que caso o motorista avance o sinal vermelho ao ver uma tentativa de roubo, ele pode pode recorrer a multa, mas a chance de ganhar é mínima. Quando o condutor do veículo não concorda com a multa, ele pode recorrer da autuação, desde que tenha documentos que comprovem que a infração está incorreta ou que não foi cometida.

“A chance de ganhar é mínima ao recorrer uma multa, pois a direção defensiva do Detran explica que a melhor maneira de prevenir algo nesse horário é o motorista reduzir a marcha do veículo três quadras antes do semáforo, pois nesse horário não tem tanto fluxo e é possível avistar a sinalização, possibilitando com que o condutor dirija em velocidade menor até chegar próximo ao semáforo quando estiver verde”, afirma.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Justiça suspende obras de churrascaria no Parque da Água Branca


A Justiça de São Paulo determinou nesta terça-feira, 13, a paralisação das obras que estão sendo realizadas para instalar uma…


A Justiça de São Paulo determinou nesta terça-feira, 13, a paralisação das obras que estão sendo realizadas para instalar uma…

Geral

Ibirapuera: MP vê parque transformado em ‘shopping center’ e abre investigação


O Ministério Público investiga o que chama de “loteamento, a exploração predatória e a elitização” do Parque Ibirapuera, na zona…


O Ministério Público investiga o que chama de “loteamento, a exploração predatória e a elitização” do Parque Ibirapuera, na zona…

Geral

Criminosos invadem prédio em Higienópolis, roubam apartamentos e fazem moradores reféns


Um grupo de criminosos invadiu um prédio residencial na Rua Dr. Gabriel dos Santos, em Higienópolis, na região central de…


Um grupo de criminosos invadiu um prédio residencial na Rua Dr. Gabriel dos Santos, em Higienópolis, na região central de…