Bactérias do bem: probióticos trazem benefícios para a saúde


Por Rafael Bereta
image
Imagem Ilustrativa | Foto: Pixabay

Os probióticos que são bactérias naturais do organismo e que são responsáveis por equilibrar a flora intestinal são de grande importância para o corpo. Boa parte das pessoas nem sabe onde estão as fontes dos probióticos.

Quando o indivíduo não tem uma alimentação saudável, utiliza antibióticos, a flora intestinal entra em desequilíbrio, já que o intestino passa a ser povoado por bactérias ruins que não ajudam o sistema imunológico o deixando fragilizado.

Por outro lado existem as bactérias do bem, liderada pela Kombucha e pelo Kefir, a evolução fermentada chega no estilo faça você mesmo.

A nutricionista Franciele Ramires, explica um pouco sobre a bactéria que ajuda o organismo e diferencia o probiótico e o prebiótico. “Os probióticos são microorganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio da flora intestinal. Eles atuam facilitando a formação da barreira probiótica no intestino. Isso inibe o desenvolvimento de bactérias que causam doenças. Os probióticos são bactérias benéficas que melhoram a flora intestinal e consequentemente produzem benefícios para a saúde. Os prebióticos são componentes alimentares, fibras, que são utilizadas pelos probióticos fazendo um estímulo seletivo da proliferação e melhora a natividade de bactérias desejáveis no colo”, explica.

O consumo de probióticos

Para que um microrganismo seja considerado um probiótico, não basta ser uma bactéria, fungo ou levedura; ele deve estar vivo no momento do consumo e conseguir chegar intacto ao intestino. Os probióticos são comumente encontrados em produtos lácteos fermentados e alimentos fortificados, como leites e iogurtes.

 A educadora física Izabela Ferrarini, consome leite fermentado. Ela afirma que se sente bem e já percebe os resultados positivos em sua rotina. “Então, eu tomo leite fermentado desde quando eu era pequena. Porém, na época, eu achava que era somente uma coisa gostosa, né? Um yogurt, um yakult, danone. E depois de grande, continuei tomando. Uma questão de gosto, porque eu gosto bastante e também eu vi que fez muito benefício para mim, que possui prisão de ventre. Me ajudou bastante, foi bom pra minha saúde, ajuda também na minha disposição. Gosto bastante do leite fermentado e acredito que acrescentou bastante na minha rotina, ainda mais pela questão também da flora intestinal, ajuda bastante”, afirma.

A jornalista Maynara Guapo, também consome leite fermentado desde a infância. Para ela, o probiótico tem sido essencial para manter o equilíbrio da flora intestinal. “Eu consumo leite fermentado desde criança e não vivo mais sem. Eu gosto de tomar porque o leite fermentado ajuda a equilibrar a flora intestinal e a prevenir muitas doenças no intestino”, diz.

A nutricionista Franciele Ramires, ressalta ainda que essas bactérias que ajudam tanto o corpo ainda estão em processo de estudo. “De fato, tanto os probióticos como os prebióticos estão sempre em estudo para melhor compreensão sobre a interação entre os compostos vegetais não digeríveis, seus metabólitos intestinais, a microbiota intestinal, o hospedeiro, isso para abrir novas possibilidades até de produzir novos ingredientes para produtos alimentícios nutricionalmente otimizados que promovam a saúde do hospedeiro através de reações microbianas no intestino melhorando assim a nossa saúde”, diz.

Sair da versão mobile