Banco erra e credita, por engano, US$ 81 trilhões em conta de cliente
O Citigroup creditou, por engano, US$ 81 trilhões (o equivalente a R$ 471,5 trilhões, pela cotação atual) na conta de um cliente, em abril do ano passado, em vez de US$ 280 (R$ 1,6 mil).

O erro na transferência para o cliente com uma conta de custódia no Brasil passou batido por dois funcionários do banco – e foi só detectado por um terceiro, 90 minutos após o depósito. Segundo o jornal britânico, o episódio foi reportado pelo Citigroup ao Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) como um “quase acidente”.
O “quase acidente” teria sido provocado por uma incompatibilidade na entrada do valor e por um sistema de back-up com uma interface mais complicada para o usuário.
O que diz o Citigroup
Em nota encaminhada ao Metrópoles, o banco afirma que, “apesar do fato de que um pagamento desse tamanho não poderia realmente ter sido executado, nossos controles identificaram prontamente o erro entre duas contas contábeis do Citi e reverteram a transação”.
“Nossos controles preventivos também teriam impedido que quaisquer fundos saíssem do banco. Embora não tenha havido impacto para o banco ou para o nosso cliente, o episódio ressalta nossos esforços contínuos para eliminar processos manuais e automatizar controles por meio de nossa Transformação”, diz o Citigroup.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.