‘Barata gigante’ é encontrada por cientistas no fundo do mar


Por Monique Manganaro

Depois de nuvens de gafanhotos e vespas assassinas, a comunidade científica revelou outra descoberta, no mínimo, surpreendente. Na Indonésia, cientistas encontraram recentemente uma “barata gigante”, no fundo do mar. 

Segundo informações apuradas pelo site Catraca Livre, a Bathynomus raksasa (termo que significa ‘gigante’) é um dos maiores crustáceos já vistos. O animal foi encontrado a uma profundidade de 1.259 metros do Estreito de Sunda, entre as ilhas indonésias de Java e Sumatra. 

Foto: Reprodução/LIPI

Apesar da semelhança com as baratas, o crustáceo pertence ao gênero Bathynomus, que são isópodes gigantes, os quais a comunidade científica já tinha conhecimento. 

Animais como o encontrado na Indonésia medem aproximadamente 30 centímetros, mas alguns chegam a atingir 50 centímetros de comprimento. Quando na fase adulta, esse crustáceo é considerado “supergigante”. 

Conforme o Catraca Livre, o chefe de zoologia do Instituto de Ciências da Indonésia (LIPI), Cahyo Rahmadi, afirmou que a descoberta feita pelos cientistas mostra que o potencial da biodiversidade da Indonésia “ainda não foi revelado”.

Sair da versão mobile