Bard, o “ChatGPT do Google”, chega ao Brasil e à União Europeia


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online
Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira, 13, o Google finalmente disponibiliza para o Brasil e outros 27 países o Bard, chatbot de inteligência artificial lançado pelo gigante de tecnologia para rivalizar com o ChatGPT, da OpenAI.

O Bard já estava disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido. Além do Brasil, o chatbot faz sua estreia em 27 países da União Europeia e funcionará em 40 idiomas.

O idioma espanhol do Bard também passa a ser adotado em outros países da América Latina, que já tinham acesso ao chatbot desde maio, mas apenas na versão em inglês.

Como o Bard funciona?

O Bard é um robô que busca imitar seres humanos ao redigir mensagens. Ele se baseia na inteligência artificial conhecida como LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo) e é treinado utilizando informações coletadas da internet.

Ao contrário do ChatGPT, o Bard não revela a origem do conteúdo em suas respostas. Esse tipo de informação é fornecido por serviços como o Bing, desenvolvido pela Microsoft. Ademais, o Google adverte que seu serviço pode fornecer dados imprecisos.

Uma distinção do Bard em relação ao ChatGPT é que, na maioria dos casos, o robô do Google apresenta três opções de resposta. A intenção da empresa é proporcionar aos usuários alternativas caso a primeira sugestão não seja satisfatória.

O serviço também possui um botão do Google que possibilita realizar uma pesquisa independente sobre o tema da conversa em uma nova guia.

Com informações do Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile