Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

BC: BB, Itaú, Bradesco, Caixa e Santander reúnem 78,7% das operações de crédito


Por Agência Estado Publicado 06/10/2022 às 12h07 Atualizado 20/10/2022 às 20h33
Ouvir: 00:00

As cinco maiores instituições financeiras do País – Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander – concentravam 78,7% das operações de crédito no Brasil no segmento bancário no fim do ano passado, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, 6, no Relatório de Economia Bancária (REB), do Banco Central (BC). Em 2020, o porcentual era de 79,2%.

Essas cinco instituições concentraram 74,9% dos ativos totais e 75,9% dos depósitos do mercado bancário brasileiro no fim de 2021. Em 2020, os porcentuais eram de 76,0% e 77,7%, respectivamente.

As instituições financeiras esperam que a inadimplência no crédito em 2022 atinja 1,75% entre as grandes empresas e 3,0% entre as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Os porcentuais fazem parte da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC) do Banco Central (BC), publicada nesta quinta no REB.

Em relação a pessoas físicas, o documento não detalha os números esperados pelo mercado e diz apenas que a expectativa é de redução da inadimplência no crédito ao consumo ante o resultado observado em 2021, enquanto no crédito habitacional deve crescer.

As instituições financeiras esperam que o saldo de crédito para as grandes empresas suba 5,0% em 2022. No caso das MPMEs, a projeção das instituições é de alta de 10,0% do saldo de crédito este ano. Para as famílias, a autarquia disse apenas que a expectativa do mercado é de crescimento menor do crédito ao consumo e habitacional ante 2021.

As projeções do BC para a evolução do crédito bancário em 2022 são de crescimento de 14,2% do saldo total, com aumento de 17,2% do saldo de crédito com recursos livres e de 9,7% do saldo de crédito com recursos direcionados. Em 2021, o aumento total foi de 16,3%, com 20,3% para livres e 10,9% para direcionados.

Retorno superior no Brasil

O retorno obtido pelos bancos brasileiros em 2021 continuou superior ao verificado em boa parte dos países desenvolvidos e dos principais emergentes. Dados divulgados hoje pelo Banco Central mostram que o Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) do sistema bancário brasileiro foi maior que o das instituições que atuam nos mercados da Turquia, Estados Unidos, Austrália, Indonésia, Índia, China, França e Itália. No mesmo grupo de países, apenas Rússia, Canadá e México têm sistemas bancários com maior retorno que o brasileiro.

“A maioria dos sistemas bancários de países representativos de diferentes continentes apresentou melhora na rentabilidade em 2021 quando comparado a 2020. Apesar da melhora, metade dos países (incluindo o Brasil) não superou o nível de ROE registrado em 2019, antes dos efeitos da pandemia”, destacou o BC.

De acordo com o REB, o crescimento da margem de juros, a redução das despesas com provisões e ganhos de eficiência foram os principais fatores responsáveis pela melhora na rentabilidade dos bancos brasileiros no ano passado.

Por outro lado, o BC aponta que permanece a disparidade nos níveis de retorno entre bancos de maior e menor porte no País. “Os bancos pequenos e micros não apresentaram recuperação de rentabilidade em 2021, resultado de um crescimento menor dos lucros e do aumento da base de capital de algumas instituições no período”, detalhou o documento.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…