Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

BCE alerta para exposição bancária da zona do euro a setor imobiliário


Por Agência Estado Publicado 18/02/2022 às 16h11 Atualizado 20/10/2022 às 14h01
Ouvir: 00:00

A Supervisão Bancária do Banco Central Europeu (BCE) identificou a exposição de bancos para o setor imobiliário comercial (CRE, na sigla em inglês) e residencial (RRE, na sigla em inglês) como uma das vulnerabilidades principais em uma avaliação de risco do órgão para os anos entre 2022 e 2024, publicada nesta sexta-feira, 18.

Em relação ao setor imobiliário comercial, a exposição de bancos é “substancial”, afirma o BCE. Cerca de 8% de todos os empréstimos dos bancos supervisionados e 20% de seus empréstimos corporativos estão ligados ao setor. Em valores absolutos, a exposição é “particularmente alta” na Alemanha, França e Itália, aponta o BCE. Enquanto em outros países, ela é relativamente mais robusta, com 40% do total de empréstimos corporativos ligados a imóveis comerciais na Estônia, Eslovênia e Chipre.

Os supervisores do BCE consideraram o setor imobiliário comercial europeu como vulnerável, dada uma série de preocupações. A pandemia atingiu o CRE durante seu pico de um ciclo. “No início da pandemia, as avaliações baseadas no mercado financeiro, como os índices de confiança de investimento imobiliário, caíram acentuadamente e a atividade de transações nos mercados de CRE caiu para a metade de seus níveis normais, sugerindo que os riscos estavam começando a se materializar no mercado”, observam.

Com maior número de pessoas trabalhando em casa e comprando online, mudanças estruturais podem acontecer no mercado. Um aluguel mais baixo, como é esperado no médio prazo, pode enfraquecer a posição financeira de mutuários e provocar maiores perdas de créditos para bancos.

Os gargalos de oferta prolongados também foram destacados pelo BCE, dados os consequentes aumentos de custos para a produção. Bancos com uma carteira mais exposta a propriedades em desenvolvimento estarão, portanto, sob maior risco, avaliam os supervisores. O setor imobiliário comercial também é “altamente exposto” aos riscos da transição climática, dados os níveis elevados de consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa.

O setor imobiliário residencial também está sendo estudado, uma vez que dados confirmam a maior demanda por empréstimos relacionados. “O risco crescente de correções de preços nos mercados imobiliários residenciais da zona do euro e o aumento observado do endividamento das famílias são motivo de preocupação para os supervisores”, diz o BCE.

Em um esforço para investigar como os bancos podem lidar com tais mercados, a Supervisão Bancária informou estar fazendo uma revisão de uma amostra de bancos com maior exposição ao setor de imóveis comerciais. Em relação aos residenciais, o órgão incluirá uma revisão de bancos com esse tipo de investimento na carteira. “Os supervisores examinarão minuciosamente as avaliações de solvência dos bancos e os padrões de empréstimos para hipotecas residenciais recém-criadas e pedirão aos bancos que resolvam quaisquer deficiências”, afirmou, em nota.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Como exemplo de Santos pode inspirar São Paulo contra queda de árvores e apagões


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…

Geral

Retiro dos artistas lança ‘vaquinha’ para custear presentes de Natal a seus moradores


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…

Geral

Após MPTCE pedir suspensão da renovação da concessão, Enel diz cumprir com obrigações


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…