Bebê de 8 meses retirada do próprio velório após mexer mão havia sido diagnosticada com virose; vídeo


Por Redação GMC Online

Uma bebê de 8 meses, retirada do próprio velório em Correia Pinto, na Serra Catarinense, após ter sido vista mexendo a mão, havia sido diagnosticada com virose dias antes no hospital. De acordo com as primeiras informações divulgadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a causa da morte de Kiara Crislayne de Moura dos Santos, informada aos pais, seria diferente da registrada na declaração de óbito. A situação gerou grande comoção e levou o MPSC a solicitar que as Polícias Civil e Científica investiguem o caso.

Segundo o MPSC, a bebê foi declarada morta pelo hospital por volta das 3h de sábado (19), e o velório teve início na mesma manhã. No entanto, por volta das 18h, familiares e pessoas presentes no velório perceberam sinais vitais na criança. A menina foi rapidamente levada de volta ao hospital, onde os médicos novamente confirmaram o óbito.

O pai da bebê, Cristiano Santos, falou com o g1 sobre o momento de choque e esperança: “A gente já estava, digamos, bastante transtornado. Aí, surgiu um pouquinho de esperança ali e acabou acontecendo tudo isso”, lamentou.

Investigação em andamento

O MPSC divulgou que o pai relatou detalhes sobre o atendimento da filha. Na noite de quinta-feira, 17, a menina foi levada ao hospital com sintomas de uma possível virose, diagnóstico confirmado pelo médico. Ela recebeu soro e medicamentos e foi liberada para retornar para casa.

Contudo, durante a madrugada de sábado, 19, o quadro da criança se agravou, e os pais a levaram novamente ao hospital. Nesse momento, o mesmo médico constatou o óbito da bebê, atribuindo a causa à asfixia por vômito.

No entanto, a declaração de óbito apontou causas diferentes: desidratação e infecção intestinal bacteriana. Essa divergência nas informações levou à abertura de uma investigação mais detalhada sobre o ocorrido.

O G1 tentou entrar em contato com as Polícias Civil e Científica de Santa Catarina para obter mais informações sobre as investigações em andamento, mas até o momento da publicação, não houve resposta oficial.

O caso

Familiares se assustaram na noite desse sábado, 19, durante o velório de uma criança, identificada como Kiara Crislayne de Moura dos Santos, ao perceberem que ela respirava enquanto era velada, no município de Correia Pinto, Santa Catarina.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Kiara Crislayne deu entrada no hospital por volta das 3h de sábado, e uma equipe plantonista constatou seu óbito. Mais tarde, no mesmo dia, durante o velório, os familiares notaram sinais de respiração. A criança foi levada de volta ao hospital.

Veja a ambulância estacionada no local do velório:

O Corpo de Bombeiros Municipal foi acionado para transportar a menina, e a equipe médica do hospital avaliou novamente a criança, confirmando seu óbito pela segunda vez.

Com informações do G1 e Metrópoles

Sair da versão mobile