Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de fevereiro de 2026

Bebida natural ajuda a controlar a pressão e favorece o emagrecimento


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 09/11/2025 às 17h18
Ouvir: 00:00
iced watermelon with mint
Imagem Ilustrativa/Freepik

A casca da melancia, muitas vezes descartada, guarda um potencial nutritivo que pode surpreender. Rica em fibras, vitaminas e aminoácidos, ela pode ser transformada em um chá leve, refrescante e cheio de benefícios à saúde — especialmente para quem busca melhorar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial e auxiliar no emagrecimento.

Segundo a nutricionista Rayanne Marques, jogar fora a casca da melancia é desperdiçar um verdadeiro “tesouro nutricional”. A composição da casca é rica em fibras, vitamina C, vitamina B6 e minerais como potássio e magnésio.

Ela destaca que a parte branca, localizada entre a polpa vermelha e a camada verde externa, concentra os principais nutrientes. O consumo regular dessa parte da fruta pode contribuir para o desempenho físico e a saúde cardiovascular.

“A casca é fonte de citrulina, um aminoácido com ação antioxidante e vasodilatadora, que ajuda na melhora da circulação sanguínea e no desempenho físico. Notamos que o consumo regular desta parte do alimento também colabora para a saúde cardiovascular, auxiliando na redução da pressão arterial”, afirma Rayanne.

Além disso, o alto teor de fibras favorece o bom funcionamento intestinal e promove saciedade, uma boa opção para a dieta de quem pretende emagrecer.

Para a nutricionista Isabelle Zanoni, especialista em obesidade, o aproveitamento integral da melancia é uma forma simples e funcional para manter a dieta equilibrada. “A casca é rica em fibras e antioxidantes, o que ajuda a controlar a glicemia e reduzir a vontade de comer fora de hora”, observa.

Ela lembra que, quando usada no chá, a casca libera compostos bioativos que ajudam na digestão e na eliminação de líquidos. “O chá é uma forma prática de aproveitar o que seria descartado e ainda favorecer o metabolismo, principalmente quando consumido entre as refeições”, pontua Isabelle.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Tiroteio em estacionamento de festa deixa cinco feridos no interior de SP


Um tiroteio em um espaço de eventos, em Vera Cruz no interior de São Paulo, deixou cinco pessoas feridas na…


Um tiroteio em um espaço de eventos, em Vera Cruz no interior de São Paulo, deixou cinco pessoas feridas na…

Geral

Como será a apuração dos desfiles de carnaval das escolas de samba do Rio


Após três noites de desfiles no sambódromo da Marquês de Sapucaí, a campeã do carnaval das escolas de samba do…


Após três noites de desfiles no sambódromo da Marquês de Sapucaí, a campeã do carnaval das escolas de samba do…

Geral

Carnaval em SP: Mocidade Alegre é campeã e supera Gaviões da Fiel por 0,1 ponto


A Mocidade Alegre é a campeã do carnaval 2026 de São Paulo. A Gaviões da Fiel foi superada por 0,1…


A Mocidade Alegre é a campeã do carnaval 2026 de São Paulo. A Gaviões da Fiel foi superada por 0,1…