Estudo de Harvard indica bebida popular para ajudar a envelhecer bem


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Uma pesquisa conduzida por cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard apontou que o consumo moderado de café pode estar ligado à preservação da saúde física e mental ao longo do envelhecimento. Os resultados foram apresentados no congresso Nutrition 2025 nesta terça-feira, 3.

O estudo analisou dados de 47,5 mil mulheres acompanhadas desde 1984 como parte do Nurses’ Health Study, que acompanhou hábitos alimentares e de saúde de enfermeiras americanas ao longo de décadas. Foram avaliados padrões alimentares e de estilo de vida, com foco na ingestão de cafeína e seus efeitos durante 30 anos.

Foto: depositphotos.com / AllaSerebrina

“Embora estudos anteriores já tenham associado o café a uma boa saúde, nosso estudo é o primeiro a avaliar o impacto dele em múltiplos domínios do envelhecimento, especialmente do ponto de vista mental, ao longo de três décadas”, disse a pós-doutoranda de nutrição Sara Mahdavi, líder do estudo, em comunicado à imprensa.

Benefícios do café no estudo de Harvard

Para análise, os pesquisadores consideraram o consumo de diferentes bebidas cafeinadas, como café coado, espresso, chá, refrigerantes e versões descafeinadas. A ingestão foi registrada a cada quatro anos por meio de questionários alimentares.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile