Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Biden vê possibilidade de mudança no ‘filibuster’ para aprovar teto da dívida


Por Agência Estado Publicado 06/10/2021 às 11h00 Atualizado 20/10/2022 às 19h07
Ouvir: 00:00

Até o momento, o presidente dos EUA, Joe Biden, resistiu a mudanças na regra de “filibuster”, que determina o limite típico de 60 votos para aprovação de uma pauta no Senado. No entanto, a repórteres em frente à Casa Branca, o líder americano disse nesta terça-feira, 5, que agora há “uma possibilidade real” de que ocorram alterações, dada a urgência no debate sobre a elevação do teto da dívida e a incerteza crescente sobre a situação.

A regra de “fillbuster” tem estado em debate o ano todo, enquanto Biden e seus aliados consideram maneiras de contornar a oposição do Partido Republicano à grande parte de sua agenda. Anteriormente, por outros tópicos, o presidente não apoiou os apelos feitos. Mas os comentários desta terça-feira podem sinalizar uma nova fase.

A afirmação surpreendente do presidente vem enquanto o Senado está enroscado em um impasse perigoso no âmbito fiscal sobre uma votação necessária para suspender o limite da dívida do país e permitir que o governo federal continue a tomar empréstimos. O Congresso tem apenas alguns dias para agir antes do prazo final de 18 de outubro, quando o Departamento do Tesouro avisou que ficará sem fundos para lidar com a dívida já acumulada do país.

Sem a regra de “filibuster”, a aprovação precisaria do apoio de 50 senadores. Com um Senado dividido ao meio, a vice-presidente, Kamala Harris, poderia dar o voto de minerva e passar a medida sem os republicanos.

O tópico foi abordado durante um almoço privado entre os democratas nesta terça, enquanto os senadores ficavam exasperados com a recusa do líder da minoria, Mitch McConnell, em permitir uma votação simples sobre o limite da dívida. Em vez disso, McConnell está forçando os democratas a empreender o que consideram um processo complicado que leva dias, senão semanas, e consumiria suas agendas.

Com os republicanos colocando obstáculos para a votação, os senadores democratas têm discutido uma série de opções – incluindo uma exclusão das regras de “filibuster” da Casa. Para que uma mudança ocorra, no entanto, o Partido Democrata todo que integra o Senado precisaria estar de acordo – o que parece altamente improvável.

Em sua coletiva de imprensa semanal, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, nem abraçou – nem rejeitou – a ideia de mudar tal regra para esta questão em específico. Em vez disso, Schumer simplesmente repetiu o que ele, Biden e outros já haviam dito: que os republicanos deveriam “sair do caminho” e permitir que os democratas aprovassem a medida, que já passou pela Câmara.

Schumer disse que o fardo agora está sobre os ombros de McConnell. Este, entretanto, quer forçar os democratas a dar aos republicanos tempo suficiente para lembrar aos eleitores sobre o voto impopular. “Eles tiveram muito tempo para executar o aumento do teto da dívida”, disse McConnell sobre os democratas. “Eles precisam fazer isso. E quanto antes resolverem, melhor”. Fonte: Associated Press.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…