Biólogo revela o que significa quando lagartixas aparecem em casa


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Quando lagartixas começam a aparecer com frequência dentro de casa, é sinal de que o ambiente está atraente para elas — e, principalmente, para os insetos que elas caçam. Pequenos, noturnos e discretos, esses répteis sinantrópicos se adaptaram a viver próximos aos humanos. Segundo o biólogo Fabiano Soares, eles vão onde encontram alimento, como baratas, aranhas e outros artrópodes, geralmente atraídos pela iluminação artificial das residências.

Foto: Unsplash

“Lagartixas do entorno da vizinhança podem se dispersar facilmente de uma casa para outra em busca de alimento”, explica. Nesse processo, acabam prestando um serviço natural: “elas desempenham um papel de controladoras biológicas de pragas”. Embora não eliminem todos os insetos, ajudam a conter sua proliferação.

Segundo o biólogo, há formas de prevenir a presença desses animais. “Uma delas é vedar as frestas do forro, onde elas costumam colocar ovos”, recomenda Fabiano. Também é importante evitar acúmulo de entulho, manter materiais de higiene protegidos e controlar a presença de insetos, utilizando, por exemplo, luz branca e mantendo a casa limpa.

Apesar de inofensivas, o especialista alerta para alguns cuidados. “Elas podem transmitir salmonella ao circular por pias, e há risco para gatos que predam lagartixas contaminadas com um parasita que causa doença hepática”, explica. Também é possível que provoquem curtos-circuitos ao entrarem em motores ou placas eletrônicas atraídas pelo calor.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile