Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Bolsas da Europa fecham em queda após resultados de inflação regionais e nos EUA


Por Agência Estado Publicado 13/07/2021 às 18h10 Atualizado 20/10/2022 às 11h44
Ouvir: 00:00

As principais bolsas da Europa fecharam em queda nesta terça-feira, 13. O dia foi marcado pela divulgação dos índices de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da França, Alemanha e Estados Unidos. A inflação americana veio bem acima do previsto por analistas, que sugerem que o resultado pode impactar a política monetária da maior economia do mundo.

Apesar disso, o índice pan-europeu Stoxx 600 ainda fechou em alta de 0,03%, aos 460,96 pontos.

Os mercados acionários internacionais se mantiveram atentos ao resultado do CPI dos EUA de junho. Na comparação mensal, houve aumento de 0,9%, bastante acima da alta de 0,5% prevista por analistas consultados pelo Projeções Broadcast. Na base anual, a inflação subiu 5,4%, maior registro desde 2008.

Analistas da High Frequency Economics (HFE) afirmaram que o dado “bem acima do previsto” pode afetar o discurso do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de que a inflação é apenas transitória. Para o CIBC, o salto é suficiente para que o Fed faça sua primeira elevação da taxa básica de juros no segundo semestre de 2022.

Já na Europa, houve a divulgação dos resultados do CPI da Alemanha e França, duas das maiores economias da região. Em Berlim, a inflação de junho subiu 0,4% na comparação mensal e 2,3% na anual. Em Paris, o índice avançou 0,1% em junho ante maio e subiu 1,5% na comparação anual.

“Ao contrário dos EUA, onde a inflação teve um salto nos últimos três meses, é difícil detectar a mesma história nos índices da zona do euro”, disseram analistas da Pantheon Macroeconomics. “Os resultados da Alemanha e da França demonstram alguma evidência das principais notícias do momento – interrupções na oferta de suprimentos e aceleração pela reabertura – mas ainda é preciso cavar para encontrá-los.”

Em ambos os países, as bolsas fecharam próximas à estabilidade. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,01%, a 15.789,64 pontos; Em Paris, o CAC 40 também teve recuo de 0,01%, a 6.558,47 pontos.

Ainda na União Europeia, o Conselho do bloco anunciou a aprovação do plano para uso de recursos dos fundos de recuperação em 12 países. O fundo irá disponibilizar 675,2 bilhões de euros em subsídios e empréstimos aos Estados-membros, a fim de impulsionar a retomada econômica dos países após os efeitos da pandemia.

Nas praças ibéricas, o IBEX 35, em Madri, fechou o pregão em queda de 1,38%, a 8.694,80 pontos, e o PSI 20 caiu 0,44% em Lisboa, a 5.196,01 pontos. Em Milão, por sua vez, o FTSE MIB recuou 0,50%, a 25.156,65 pontos.

No Reino Unido, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) anunciou a remoção das restrições aos dividendos bancários e recompras de ações, que haviam sido impostas por conta da pandemia. O BoE julgou o setor bancário como “resiliente” e afirmou, por meio do relatório de estabilidade financeira, que “as proteções extraordinárias sobre as distribuições a acionistas não são mais necessárias”. A instituição também divulgou que os bancos do Reino Unido continuarão a apoiar famílias e empresas enquanto a economia se recupera e as medidas de apoio são enxugadas ao longo dos meses. Hoje, a bolsa de Londres fechou em leve queda, com FTSE 100 recuando 0,01%, a 7.124,72 pontos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Estamos desesperados’, diz dono de restaurante em Pinheiros que está sem luz há dias


Apesar de a concessionária de energia Enel afirmar já ter normalizado o serviço na Grande São Paulo, paulistanos seguem reclamando…


Apesar de a concessionária de energia Enel afirmar já ter normalizado o serviço na Grande São Paulo, paulistanos seguem reclamando…

Geral

Com alerta de chuva intensa, Aneel determina reforço em plano de distribuidoras de SP e RJ


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou às distribuidoras de eletricidade que atuam nos Estados de São Paulo e…


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou às distribuidoras de eletricidade que atuam nos Estados de São Paulo e…

Geral

Nova espécie de sapo brasileiro é batizada em homenagem ao presidente Lula


Uma nova espécie de pequeno anfíbio de montanha, identificada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), foi batizada…


Uma nova espécie de pequeno anfíbio de montanha, identificada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), foi batizada…