Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Bolsas de NY fecham em alta, com inflação e infraestrutura; S&P 500 tem recorde


Por Agência Estado Publicado 25/06/2021 às 20h36 Atualizado 02/02/2023 às 09h07
Ouvir: 00:00

Maioria das bolsas de Nova York fecharam em alta nesta segunda, 25, em sessão que observou a inflação nos Estados Unidos, com a publicação do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) em maio. Além disso, o mercado avaliava as perspectivas do pacote de infraestrutura de US$ 1,2 trilhão no país, cuja proposta foi divulgada ontem pelo presidente Joe Biden e agora segue para o Congresso. O cenário levou o S&P 500 a renovar seu recorde de fechamento.

O índice Dow Jones subiu 0,69%, aos 34.433,84 pontos, enquanto o S&P 500 teve alta de 0,33%, aos 4.280,70 pontos, e o Nasdaq recuou 0,06%, aos 14.360,39 pontos. Na comparação com o fechamento de sexta-feira da semana passada, as altas foram de 3,44%, 2,74% e 2,35%, respectivamente.

As ações nos EUA alcançaram recordes depois que o indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed), o PCE, atingiu o pico de 3,4% e aumentaram as expectativas de que a economia se beneficiará dos gastos com infraestrutura no outono, afirma Edward Moya, analista da OANDA. A sessão iniciou com alta generalizada, incluindo o recorde intraday do Nasdaq. O PCE atingiu os níveis mais altos desde o início dos anos 1990, com a reabertura da economia combinada com os efeitos da base de comparação deprimida do ano passado. “Os dados de hoje foram mais um voto de confiança de que a inflação é um campo transitório”, avalia Moya.

“Investidores apoiaram o projeto de lei bipartidário de infraestrutura do governo Biden”, aponta o analista. A meta é terminar o processo até recesso de agosto, mas o final de setembro ou início de outubro é provavelmente mais realista. A atual proposta não contempla mudanças tributárias relevantes para pagar pela chamada infraestrutura tradicional. No entanto, o projeto de “infraestrutura humana, que ainda tem muito debate, não estará vinculado ao projeto bipartidário”, e aumentos de impostos acabarão acontecendo quando a segunda conta for negociada, acredita Moya.

Entre as empresas, Nike foi destaque, com alta de 15,53%, depois de publicar resultados acima do esperado, o que levou a algumas revisões em alta para os preços de recomendação de compras do papel da empresa. No Nasdaq, algumas companhias tiveram correção após uma semana de ganhos. No Twitter, a sessão foi encerrada com queda de 0,47%, mas a variação semanal foi um avanço de 11,64%, marcado pelos anúncios de projetos para monetização da rede. Já a Amazon teve mais uma queda, 1,38%, com notícias indicando um Prime Day nesta semana abaixo do esperado por analistas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…