Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Bolsonaro: Não foi fácil lutar contra lobby dos combustíveis, é o mais organizado


Por Agência Estado Publicado 02/08/2022 às 00h33 Atualizado 20/10/2022 às 14h22
Ouvir: 00:00

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira, 1, que “não foi fácil” lutar contra o que ele chamou de lobby dos combustíveis. Às vésperas das eleições, o governo patrocinou uma série de medidas, aprovadas no Congresso, para tentar alavancar a popularidade do chefe do Executivo, candidato à reeleição. Alguns exemplos são o teto para o ICMS, a venda direta de etanol e a emenda constitucional que decretou estado de emergência no País para permitir o aumento do Auxílio Brasil a R$ 600 e a concessão de benefícios a taxistas e caminhoneiros.

“Não foi fácil lutar contra o lobby dos combustíveis. É o mais organizado. Uma das coisas que ajudaram a baixar o preço do etanol foi a venda direta”, disse Bolsonaro a apoiadores, ao retornar ao Palácio da Alvorada nesta segunda, 1º. “O usineiro viajava 200, 300, 400, 500 quilômetros até uma distribuidora e depois voltava para casa. Não foi fácil a gente botar um ponto final no lobby das distribuidoras”, emendou o presidente.

Com apoio da base governista e também da oposição, o Congresso aprovou em junho a criação de um teto de 17% para o ICMS – imposto cobrado nos Estados – sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações. Com a lei em vigor, o preço da gasolina, por exemplo, caiu nos postos. Essa é uma das apostas da campanha de Bolsonaro à reeleição, em meio ao desconforto da população com o aumento da inflação.

Alguns Estados, como São Paulo e Piauí, conseguiram neste domingo, 3, uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a compensação imediata das perdas de arrecadação com o corte nas alíquotas do ICMS, por meio do abatimento da dívida com a União. A perspectiva de queda nas receitas com o tributo fez com que os governos estaduais tentassem, sem sucesso, impedir no Congresso a aprovação do teto.

Também em junho, o Legislativo aprovou a autorização para produtores e importadores de etanol venderem diretamente aos postos de combustíveis. Além de liberar a venda direta de etanol, a lei também fez ajustes na tributação de PIS/Pasep sobre a cadeia de produção e de comercialização de etanol hidratado combustível.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…