Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho


Por Agência Estado Publicado 18/12/2025 às 16h01
Ouvir: 00:00

A Organização Mundial da Saúde (OMS) certificou o Brasil pela eliminação da transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Com o reconhecimento, o País se torna o 19º a alcançar o feito – o primeiro com mais de 100 milhões de habitantes.

“O Brasil demonstrou que, com compromisso político contínuo e acesso equitativo a serviços de saúde de qualidade, é possível garantir que todas as crianças nasçam livres do HIV e que todas as mães recebam o cuidado que merecem”, afirma o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no comunicado sobre a certificação.

O Ministério da Saúde já havia celebrado a eliminação da transmissão vertical no início de dezembro. Segundo a pasta, entre 2023 e 2024, o País registrou queda de 7,9% nos casos de gestantes vivendo com HIV, totalizando 7,5 mil registros, e redução de 4,2% no número de crianças expostas ao vírus, que somaram 6,8 mil. No mesmo período, o início tardio da profilaxia neonatal caiu 54%.

Também foi observada uma redução de 13% no número de óbitos por Aids entre 2023 e 2024. De acordo com o ministério, foi a primeira vez em três décadas que o total de mortes ficou abaixo de 10 mil, alcançando 9,1 mil registros. Em 2024, havia 68,4 mil pessoas vivendo com HIV ou Aids no Brasil.

A certificação foi oficializada em cerimônia realizada em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do diretor da Opas, Jarbas Barbosa.

Certificação

Para obter a certificação, o País precisou atender a critérios de validação, como a redução da transmissão vertical do HIV para menos de 2% e a cobertura superior a 95% em cuidados pré-natais, testagem de rotina e tratamento adequado para gestantes vivendo com HIV.

Além disso, a OMS destacou que o Brasil demonstrou oferta de serviços de saúde de qualidade para mães e crianças, com acesso gratuito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A organização também ressaltou a existência de uma rede laboratorial robusta e o compromisso do País com direitos humanos, igualdade de gênero e engajamento comunitário.

A avaliação foi conduzida por especialistas independentes, que analisaram dados, documentos e o funcionamento das unidades de saúde. Os resultados foram posteriormente examinados pelo Comitê Consultivo Global de Validação da OMS.

“Estou muito feliz que o Brasil tenha sido certificado pela OMS e pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) pela eliminação da transmissão vertical. É o primeiro país com mais de 100 milhões de habitantes a alcançar esse feito”, diz a diretora executiva do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Winnie Byanyima, no comunicado.

Na última década, mais de 50 mil infecções pediátricas por HIV foram evitadas nas Américas. Segundo a OMS, a certificação do Brasil integra uma iniciativa que, além do HIV, busca erradicar a transmissão de mãe para filho de doenças como sífilis e hepatite B. O projeto conta com a colaboração do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Unaids, além de integrar o esforço da Opas para eliminar mais de 30 doenças transmissíveis e condições relacionadas nas Américas até 2030.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SP confirma a 11ª morte por intoxicação com metanol; número de casos no Estado chega a 51


A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES) confirmou na quarta-feira, 17, mais uma morte por intoxicação causada por…


A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES) confirmou na quarta-feira, 17, mais uma morte por intoxicação causada por…

Geral

Tarcísio: Turma mentirosa fala que tarifa da Sabesp aumentou


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que há “turma mentirosa” dizendo que a tarifa da Companhia…


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que há “turma mentirosa” dizendo que a tarifa da Companhia…

Geral

Tarcísio defende ‘varrer a Enel’ de SP e diz que renovação em 2028 seria ‘tapa na cara’


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta quinta-feira, 18, que a única solução para resolver o…


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta quinta-feira, 18, que a única solução para resolver o…