Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Brasileiros na fila da cidadania italiana são prejudicados com decreto


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 02/04/2025 às 13h02
Ouvir: 00:00
image
Imagem Ilustrativa | Foto: EyeEm/Freepik

O Brasil foi um dos principais destinos de italianos que migraram da Itália na primeira onda migratória a 150 anos. O servidor público Leandro Betempes é descendente de italianos que chegaram ao Brasil nesta época. Há oito anos, Leandro busca a dupla cidadania. O objetivo dele não é morar na Itália, mas sim consolidar os laços afetivos com o país de origem dos ancestrais.

“Nossos antepassados tiveram muitos problemas na adaptação no Brasil,  inclusive durante alguns períodos eles foram proibidos até de falar o italiano e mesmo assim essa tradição foi passando de geração em geração. A família manteve as raízes e a gente queria a cidadania mais de modo afetivo”, diz. 

Depois de tantos anos na fila da cidadania italiana, Leandro foi surpreendido na semana passada por uma decisão do governo da Itália. A partir de agora, a nacionalidade italiana só será concedida para filhos e netos de italianos que foram viver em outro país. 

“Nós estamos com toda a documentação pronta. Inclusive o consulado apontou que deveríamos começar a preparar a documentação para entregar, porque nosso grupo estaria na sequência. E aí fomos pegos de surpresa em relação a esse decreto. Gastamos dinheiro e parece que agora não temos mais a possibilidade”, afirma. 

A decisão do governo italiano foi tomada por meio de um decreto que tem validade de 60 dias e, neste período,  precisa ser validado pelo parlamento. A expectativa é que, neste período, haja um debate aprofundado sobre a questão e o caso de milhares de brasileiros que estão na fila da cidadania há anos só esperando para entregar os documentos, como o Leandro, seja levado em consideração.

Judicialização

O advogado Thiago Paiva,  especialista em Direito Internacional na área de nacionalidades, explica que a saída pode ser a judicialização do processo. “O processo começa quando as pessoas pedem para ingressar na fila e elas só não foram atendidas por causa da deficiência do atendimento imediato dos consulados, então é possível que essas pessoas que estavam aguardando na fila ainda possam judicializar os seus pedidos para que o seu direito seja acolhido”, explica. 

Justificativa

Segundo o advogado, o governo italiano justificou o decreto afirmando que não só no Brasil, mas também na Argentina, na Austrália, nos Estados Unidos, têm mais descendentes de italianos com potencial direito à nacionalidade do que os próprios habitantes na Itália hoje, que são cerca de 58 milhões de habitantes.

“De acordo com o Decreto-Lei, isso traria uma certa insegurança nacional para a Itália. O documento também aponta a questão europeia, já que uma vez sendo um cidadão italiano, essas pessoas poderiam também circular na Europa. E isso traria algum ‘risco’ para o sistema europeu”, afirma. 

O Brasil foi um dos países que mais receberam italianos no final do século XIX e início do século XX. Estima-se que vivam aqui mais de 20 milhões de descendentes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Como exemplo de Santos pode inspirar São Paulo contra queda de árvores e apagões


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…

Geral

Retiro dos artistas lança ‘vaquinha’ para custear presentes de Natal a seus moradores


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…

Geral

Após MPTCE pedir suspensão da renovação da concessão, Enel diz cumprir com obrigações


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…