19 de maio de 2025

Caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo serão analisadas


Por Agência Brasil Publicado 11/08/2024 às 09h46
Ouvir: 02:01

As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283, da Voepass Linhas Aéreas, foram abertas por profissionais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), neste sábado, 10.

Segundo nota divulgada pela Força Aérea Brasileira (FAB), os trabalhos de análise dos conteúdos já começaram e devem ser concluídos em 30 dias, quando será divulgado o Relatório Preliminar de Acidente Aeronáutico.

image
Foto: Divulgação/FAB

De acordo com o Cenipa, o material foi encaminhado ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo, em Brasília.

Investigação

A FAB informou ainda que o trabalho de investigação está sendo realizado por funcionários do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão sediado na capital paulista, que já atuam na extração e degravação de dados de forma ininterrupta para que os trabalhos avancem para a fase de análise.

“Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura, entre outros”, destacou.

A aeronave turboélice, da marca francesa ATR, operada pela empresa Voepass, decolou com 62 pessoas, sendo quatro tripulantes, e caiu pouco depois das 13h20 da sexta-feira, 9, em Vinhedos, no interior paulista, a 70 quilômetros do destino do voo. Não houve sobreviventes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Guarda municipal é preso por suspeita de matar homem após discussão no trânsito na Grande SP


Um guarda municipal de 35 anos foi preso em flagrante por suspeita de matar um homem após uma discussão no…


Um guarda municipal de 35 anos foi preso em flagrante por suspeita de matar um homem após uma discussão no…