Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Calor ganha destaque no Brasil com terceiro período veranico a partir da quarta-feira


Por Agência Estado Publicado 15/08/2025 às 09h08
Ouvir: 00:00

Depois de dias de muito frio principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a expectativa é de uma mudança no tempo especialmente a partir da próxima quarta-feira, 20, que será marcada por elevação de temperatura em algumas áreas do País, incluindo São Paulo. Será o chamado terceiro período veranico, de acordo a Climatempo.

Conforme a empresa de meteorologia, o ar polar que estava presente no País está se afastando, e uma massa de ar seco está ganhando força na parte central do Brasil, criando um bloqueio atmosférico que altera a direção dos ventos no interior do País.

Anteriormente, ventos frios do sul e sudeste predominavam sobre o centro-sul do Brasil, mas agora, com o bloqueio, ventos quentes do Norte e Nordeste vão predominar, trazendo um aumento de temperatura, especialmente durante as tardes, devido ao sol forte e ao tempo aberto.

Terceiro período de veranico

O período de temperaturas bem acima da média no inverno é chamado de veranico. O terceiro deste ano já começa na próxima quarta-feira e pode se estender até a segunda-feira, 25, segundo a Climatempo.

“Estamos falando de calor de 38°C a 40°C para os próximos dias em quase todo o Centro-Oeste, com destaque para o Estado de Mato Grosso e parte de Goiás. O interior de São Paulo e cidades do norte e noroeste do Paraná, podem ter picos de calor com máximas de 33°C a 35°C. E no Rio de Janeiro, a temperatura promete ultrapassar os 30°C a partir do meio da próxima semana”, projeta a Climatempo.

A expectativa é que as áreas citadas do Centro-Oeste fiquem dentro do limiar de veranico, podendo ter episódios de calor intenso durante o período, com temperaturas máximas cerca de 5°C ou mais acima da climatologia para o mês de agosto.

“As regiões em laranja, desde o norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná até áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, centro e oeste de Goiás, leste e grande parte do centro-norte de Mato Grosso e a maioria das áreas do estado de Rondônia, entram em um período mais quente, com variação de mínimas e máximas, mas com temperaturas cerca de 3 até 5°C acima da média para agosto”, acrescenta a empresa de meteorologia.

Veja a previsão para os próximos dias na cidade de São Paulo, segundo a Meteoblue:

Depois de dias de muito frio, a expectativa é que a máxima chegue aos 29ºC a partir de quarta-feira na cidade de São Paulo.

Sexta-feira: entre 12ºC e 19ºC;
Sábado: entre 13ºC e 20ºC;
Domingo: entre 14ºC e 23ºC;
Segunda-feira: entre 14ºC e 23ºC;
Terça-feira: entre 13ºC e 26ºC;
Quarta-feira: entre 16ºC e 29ºC.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…