Caminhada na rua ou na esteira? Compare as vantagens e desvantagens


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Caminhar é uma atividade física simples e acessível, e pode ser realizada na esteira ou na rua. Além de melhorar a aptidão cardiovascular, a caminhada ajuda no controle do peso, fortalece os músculos e contribui para a saúde mental, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Foto: Ilustrativa/Freepik

O professor Raphael Carvalho, do curso de Educação Física da Faculdade Uniguaçu, do Paraná, afirma que tanto a caminhada na esteira como a caminhada na rua promovem os mesmos benefícios fisiológicos cardiovasculares, respiratórios, metabólicos e musculares.

O que muda mesmo é o controle da intensidade do exercício. Na esteira, conseguimos manter uma velocidade contínua, já que há a marcação em km/h, isso é um aspecto interessante que dá mais controle para os resultados do exercício.

explica.

Já a caminhada na rua oferece a quebra de monotonia, proporcionando uma maior interação do praticante com o ambiente que lhe cerca, como a natureza e as pessoas ao redor.

É indiscutível que esse aspecto deve ser levado em consideração. Para muitas pessoas, treinar na esteira é algo monótono e cansativo, justamente porque durante todo o exercício a pessoa se mantém no mesmo lugar, o que pode dificultar o prazer e a aderência ao exercício.

compara Raphael.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online

Sair da versão mobile