Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Cardeais pedem unidade da Igreja em missa que abre o conclave


Por Agência Estado Publicado 07/05/2025 às 09h58
Ouvir: 00:00
12db1fc1061a2d9a1a8655cdc1492ca9e29
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O conclave que escolherá o sucessor do papa Francisco começou nesta quarta, 7, às 5 horas da manhã (horário de Brasília), com a missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro. A cerimônia reuniu 5 mil pessoas, segundo o Vaticano, e durou cerca de 90 minutos. A divulgação do resultado da 1ª votação é previsto para cerca de 14h desta quarta – em geral, o turno inicial não costuma eleger o pontífice.

As leituras escolhidas destacaram o aspecto de unidade e a missão “sobrenatural” da Igreja. Ao final do Evangelho, há um trecho em que Jesus diz: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi e vos constituí para que vades, e vosso fruto permaneça.”

A brasileira Andressa Collet foi responsável pela leitura da Oração Universal.

A celebração foi aberta ao público e conduzida por Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício – mesmo cardeal que presidiu o funeral de Francisco. “O amor é a única força capaz de mudar o mundo”, destacou ele durante a homilia.

O cardeal ainda afirmou que o futuro papa enfrentará “um momento difícil, complexo na história”.

Após a missa, foi feita a procissão dos cardeais até a Capela Sistina. À tarde, os cardeais entram na Capela, com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.

Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação.

O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, 89 votos. O novo pontífice terá desafios que já vinham sendo enfrentados por Francisco, como posicionar a Igreja em um mundo abalado pela crise climática e por conflitos, como na Ucrânia e em Gaza.

Qual a programação do conclave?

O Vaticano divulgou alguns aspectos práticos da programação litúrgica e processual do conclave. Primeiro é celebrada a missa Pro eligendo Pontifice, às 5h no Brasil, na Basílica de São Pedro. Às 10h45 no Brasil, os cardeais sairão da Casa Santa Marta rumo ao Palácio Apostólico para o início do conclave.

Na quinta-feira, 8, os cardeais deixarão Santa Marta às 7h45. Às 8h15, celebrarão a Missa e as Laudes na Capela Paulina. Às 9h15, terão a oração da Hora Média (Terça) na Capela Sistina e darão início ao segundo dia de votações.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…