Cardiologista aponta os piores alimentos para a saúde do coração


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Manter o coração saudável é essencial para uma vida longa e plena, mas nem sempre damos a devida atenção ao que colocamos no prato. O cardiologista Rafael Silva Côrtes, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, destaca que os alimentos ricos em gorduras saturadas e trans devem ser evitados pois aumentam os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue, um fator de risco para a formação de placas de gordura nas artérias, condição que é conhecida como aterosclerose.

Foto: Ron Lach/Pexels

Veja lista dos piores alimentos para a saúde do coração:

1 – Carnes processadas e embutidos

Produtos como salsichas, bacon e presunto contêm altos níveis de sódio e nitritos.

2 – Refrigerantes e sucos adoçados

As bebidas açucaradas contribuem para o aumento da ingestão calórica.

3 – Carnes gordurosas e laticínios integrais

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, como carnes gordurosas e laticínios integrais, aumentam os níveis do colesterol ruim, que está associado a um aumento do risco de doenças cardíacas.

4 – Margarina e biscoitos

Assim como os alimentos ricos em gorduras saturadas, os ricos em gorduras trans, como margarinas, biscoitos e produtos de panificação industrial, também aumentam os níveis de colesterol ruim.

5 – Alimentos ultraprocessados

Além de serem extremamente calóricos, os alimentos ultraprocessados também estão associados ao aumento no risco de doenças cardíacas.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile