Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

31 de agosto de 2024

Carnaval SP 2024: Charanga do França leva bloco ‘raiz’ ao centro


Por Agência Estado Publicado 12/02/2024 às 20h48
Ouvir: 00:00

O carnaval começou cedo para os foliões de São Paulo nesta segunda-feira, 12. A partir das 8h, cerca de 40 mil pessoas já se reuniam na região da Santa Cecília para prestigiar o tradicional bloco Espetacular Charanga do França.

O evento, idealizado pelo músico Thiago França, consagrou-se em 2015 por seu formato “raiz”, com uma banda de músicos no chão, sem trio elétrico. Para o músico, o diferencial do bloco é justamente seu formato.

O bloco Charanga do França, que sai pelas ruas do bairro Santa Cecília, é marcado pela integração entre os músicos e a multidão.
O bloco Charanga do França, que sai pelas ruas do bairro Santa Cecília, é marcado pela integração entre os músicos e a multidão. Foto: Taba Benedicto/Estadão

“É um dos poucos em São Paulo composto por sopro e percussão e que sai no chão, sem nenhum tipo de microfonação”, disse. A proximidade entre a banda e a multidão na experiência carnavalesca foi o que agitou o centro de SP neste sábado.

O bloco vai arrastar a multidão pelas ruas Barão de Tatuí, Jaguaribe e seguirá até o Largo da Santa Cecília. Isabella Moreira, de 24 anos, faz parte do público fiel do Charanga.

A jornalista frequenta o bloco de Thiago França há três anos. “Cada ano foi ficando mais cheio e conhecido. Eu prefiro esses blocos mais tradicionais do que a loucura desses megablocos, porque, além de me sentir mais segura e integrada a essa energia do carnaval, consigo sempre ficar perto da banda”, comenta.

Priscila Mosca, de 43 anos, veio de Berlim conhecer o bloco. A pedagoga toca na banda Urso ki ti schubsen e morou em São Paulo por dez anos.

“Lá (em Berlim), a gente toca em um carnaval, que é bem menor. Alguns amigos meus vão tocar aqui e quis conhecer. Eu acompanho a banda nas redes há tempos e acredito que o Charanga faz parte de um movimento de ressignificação do carnaval de São Paulo, misturando a música com esse ambiente quase familiar”, diz Priscila.

De fato, Thiago reitera que o intuito do desfile é promover “uma grande ferramenta de transformação social”.

“O Carnaval escancara como São Paulo não é uma cidade projetada para pessoas e o convívio coletivo. Estar na rua é uma forma de humanizar a cidade, pedir por essa transformação”, conclui o idealizador do bloco.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aneel informa que apagão em SP será objeto de fiscalização e apuração de responsabilidades


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou em nota publicada neste sábado, 31, que acompanha os problemas de sistemas…


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou em nota publicada neste sábado, 31, que acompanha os problemas de sistemas…

Geral

ONS diz que interrupção de energia em SP ocorreu após desligamento em subestação Guarulhos


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou neste sábado, 31, que a falta de luz verificada em diversos bairros…


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou neste sábado, 31, que a falta de luz verificada em diversos bairros…

Geral

Moradores em SP das zonas leste e norte e da região da Avenida Paulista relatam falta de luz


Moradores de vários bairros de São Paulo relatam falta de energia elétrica no início da noite deste sábado, 31. As…


Moradores de vários bairros de São Paulo relatam falta de energia elétrica no início da noite deste sábado, 31. As…