Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de janeiro de 2026

Cartórios de Notas lançam novo serviço que permite a validação e autenticação de conteúdos digitais


Por Redação GMC Online Publicado 13/01/2026 às 10h35
Ouvir: 00:00
cartorios-de-notas-lancam-novo-servico-que-permite-a-validacao-e-autenticacao-de-conteudos-digitais-696×464
Foto: Reprodução

Os Cartórios de Notas do país lançam oficialmente nesta segunda-feira, 05, o e-Not Provas, novo serviço digital voltado à coleta, validação e preservação de provas de conteúdos digitais. A solução, disponível na plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), foi desenvolvida para atender cidadãos, empresas e profissionais do Direito que necessitam comprovar conteúdos publicados em meios digitais, como páginas de sites, mensagens eletrônicas em aplicativos e postagens em mídias sociais.

Por meio do e-Not Provas, as provas digitais são coletadas de forma segura, com a atuação do tabelião de notas, garantindo autenticidade, integridade e validade jurídica ao material produzido. Todo o procedimento ocorre em um ambiente controlado da própria plataforma e-Notariado, o que impede qualquer tipo de manipulação ou adulteração do conteúdo capturado. O valor do serviço corresponde ao custo de uma autenticação notarial, conforme tabela vigente em cada estado.

“O lançamento do e-Not Provas representa um avanço importante na forma como lidamos com conflitos e relações no ambiente digital. Ao levar a fé pública notarial para a validação de conteúdos online, os Cartórios de Notas ampliam a proteção jurídica do cidadão diante de situações cada vez mais comuns na internet”, informa o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná, Daniel Driessen Jr.

A autenticação digital realizada pelo sistema confirma que o conteúdo digital estava disponível no link informado, na data e no horário indicados, conforme os registros técnicos da coleta. O e-Not Provas assegura a existência e a forma de apresentação daquele conteúdo no momento da captura, sem atestar a veracidade dos textos ou imagens. As provas permanecem armazenadas pelo prazo de cinco anos, garantindo sua disponibilidade para eventual uso judicial ou administrativo.

Tecnologia e segurança

O e-Not Provas utiliza máquinas virtuais com ambiente isolado (sandbox), nas quais é executado um navegador dedicado para a realização das capturas. Esse ambiente permite exclusivamente a navegação nos conteúdos indicados, sem possibilidade de download ou upload de arquivos, reduzindo riscos de interferência externa.

Cada sessão de captura é criada automaticamente no início do procedimento e eliminada imediatamente após sua finalização, preservando apenas as evidências necessárias para as autenticações digitais. O sistema não armazena senhas dos usuários, mesmo quando há necessidade de acesso a redes sociais para a coleta do conteúdo.

Além disso, o e-Not Provas conta com controle de DNS, uso de WebSockets criptografados e tecnologia WebRTC para transmissão segura das telas. Todas as capturas geram um hash criptográfico SHA, inserido no documento final, permitindo a verificação da integridade da prova ao longo do tempo. O navegador remoto utilizado não fica exposto diretamente à internet, o que impede tentativas de manipulação do sistema.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Adolescente usa traje e faz saudação nazista em festa de formatura de Medicina no RN


Um adolescente usou um traje nazista na festa de formatura do curso de Medicina da Facene, em Mossoró, no Rio…


Um adolescente usou um traje nazista na festa de formatura do curso de Medicina da Facene, em Mossoró, no Rio…

Geral

PF descobre ‘fábrica’ de lixeiras usadas para esconder cocaína no Aeroporto de Guarulhos


A Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Guarulhos, na Grande São Paulo, para desarticular uma…


A Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Guarulhos, na Grande São Paulo, para desarticular uma…