Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Caso raríssimo: Bebê nasce ‘acompanhado’ de DIU no Rio de Janeiro


Por Redação GMC Online Publicado 07/07/2021 às 12h23 Atualizado 20/10/2022 às 11h13
Ouvir: 00:00
Mesmo usando DIU, mulher engravida e bebê nasce com o dispositivo ainda no útero
Mesmo usando DIU, mulher engravida e bebê nasce com o dispositivo ainda no útero | Foto: Reprodução

Mesmo usando o método contraceptivo DIU (dispositivo intrauterino), uma mulher engravidou e seu filho, Bernardo, nasceu no último domingo, 4. A fotógrafa Michelle Oliveira registrou o momento raro. O caso aconteceu no Rio de Janeiro.

De acordo com a revista Crescer, Paula dos Santos, 32 anos, já tinha um filho, o Gabriel. Quando engravidou do primogênito, a mãe também usava um método contraceptivo, a pílula anticoncepcional.

A fotógrafa registrou o nascimento do bebê e para marcar o caso, colocou o DIU, que saiu logo depois do Bernardo, na mão do recém nascido para a foto.

“Nesse fim de semana eu tive a graça de poder contemplar um milagre por meu olhar. O Bom Deus quis que Bernardo nascesse, com 36 semanas de gestação, forte e perfeito – quebrando todos os paradigmas (o que faz jus ao significado de seu nome – forte como um urso)”, completou a fotógrafa em publicação de rede social.

A obstetra responsável pelo caso de Paula, Beatriz Tupinambá, disse que a taxa de gravidez com DIU é de apenas 0,6%. A médica explicou também que o mais indicado em situações como essa é remover o dispositivo no início da gestação. Porém, com Paula isso não foi possível, já que o fio do DIU não estava visível.

A mãe do Bernando, contou à revista Crescer que bebê nasceu saudável, com 3,175 quilos e 49 cm.

“Nem posso reclamar, eles escolheram a hora. Ambos foram desejados, só anteciparam um pouquinho e vieram na hora que quiseram — mesmo com pílula e DIU”, disse Paula dos Santos à Crescer.

Leia também:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Mulher que teve pernas amputadas após ser atropelada e arrastada passará por nova cirurgia


Internada há mais de duas semanas, Tainara Souza Santos, de 31 anos, terá de passar por uma nova cirurgia de…


Internada há mais de duas semanas, Tainara Souza Santos, de 31 anos, terá de passar por uma nova cirurgia de…

Geral

OMS emite alerta sobre falsificação de medicamento usado no tratamento do câncer de mama


A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a circulação de versões falsificadas do medicamento palbociclibe, comercializado sob…


A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a circulação de versões falsificadas do medicamento palbociclibe, comercializado sob…