Chá anti-inflamatório ajuda a ganhar massa muscular e a perder peso
O amendoim é um alimento muito versátil e pode estar presente tanto em receitas doces quanto salgadas. Porém, uma alternativa menos conhecida de consumo do alimento tem ganhado força por suas vantagens: o chá. Entre os principais benefícios da bebida anti-inflamatória e antioxidante estão o auxílio no ganho de massa muscular e a ajuda na perda de peso.
Para maximizar os efeitos do chá de amendoim é necessário aliar a ingestão da infusão com uma boa rotina alimentar e a prática regular de exercícios físicos, além de acompanhamento profissional.

“Apesar dos benefícios, o chá de amendoim não substitui tratamentos médicos, sendo apenas coadjuvante. O consumo deve ser limitado a até duas xícaras por dia, pois o uso prolongado da bebida sem orientação pode desencadear reações adversas”, destaca o nutricionista Fernando Castro, que atende em Brasília.
Além de ajudar no ganho de massa muscular e perda de peso, a bebida pode auxiliar a melhorar o humor, combater a prisão de ventre, prevenir doenças cardiovasculares e evitar a anemia.
Compostos bioativos presentes no chá de amendoim
- Resveratrol: presente em outros alimentos como a uva, é conhecido por ser um potente antioxidante.
- Flavonoides e ácidos fenólicos: responsáveis pela ação anti-inflamatória da bebida.
- Vitaminas E e do complexo B: são essenciais para o metabolismo celular e saúde muscular.
- Minerais (zinco e magnésio): os minerais ajudam a fortalecer a imunidade, o equilíbrio hormonal e a contração muscular.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
