Chá anti-inflamatório controla pressão e auxilia no emagrecimento
A hipertensão arterial é um problema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo um fator de risco para doenças como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. No entanto, em casos leves e moderados, o chá de hibisco pode ser uma boa opção para controlar a pressão alta. O consumo deve ser aliado a uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O professor de nutrição Leandro Rodrigues, da Universidade Católica de Brasília, explica que a infusão ajuda a controlar os níveis de pressão arterial através de seu efeito diurético. “Além disso, o chá possui efeito antioxidante e anti-inflamatório pela presença dos ácidos orgânicos, flavonoides e antocianinas”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de cidade do Paraná com 11 mil moradores tem concurso público aberto com salário de até R$ 10,4 mil

Associado a um estilo de vida saudável, a ação diurética do chá ainda auxilia indiretamente no processo de emagrecimento, combatendo a retenção de líquidos e reduzindo o inchaço corporal.
Benefícios do chá de hibisco
- O chá de hibisco é conhecido por ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.
- Em associação com uma alimentação saudável, o chá diminui a gordura corporal, melhora a digestão e evita a retenção de líquidos.
- Por conter antioxidantes e bioflavanoides, a bebida ajuda a controlar os níveis de colesterol e contribui na prevenção de doenças cardíacas.
- O consumo da bebida, desde que não seja em excesso, aumenta as enzimas desintoxicantes, reduzindo danos ao órgão.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
