Chá anti-inflamatório de semente pode aliviar dor articular e muscular
Conhecida principalmente no Cerrado brasileiro, a semente de sucupira (Pterodon emarginatus ou Pterodon pubescens) tem sido usada há décadas no preparo de chás caseiros. O consumo faz parte da medicina popular e é associado ao alívio de dores articulares e processos inflamatórios.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Pesquisas apontam propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas ligadas aos compostos da semente. É justamente esse conjunto de características que mantém a bebida entre as opções mais buscadas por quem deseja alternativas de origem natural para aliviar dores.
LEIA TAMBÉM: Idosa atacada por cachorro em Maringá, morre no hospital
Benefícios do chá de semente de sucupira
Segundo a nutricionista Giovanna Baleeiro, da Clínica Dr. Pure, em São Paulo, os compostos presentes na semente atuam na redução de inflamações e no alívio de dores.

“As sementes de sucupira contêm flavonoides, triterpenos e ácidos graxos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Eles podem modular processos inflamatórios e aliviar dores articulares”, explica.
Os principais compostos — diterpenos, flavonoides e óleos essenciais ricos em ácido oleico e linolênico — contribuem para o alívio de dores articulares e musculares. As propriedades antioxidantes também ajudam a reduzir o estresse oxidativo no organismo, um dos fatores que podem agravar inflamações e desgastes nas articulações.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
