Chá anti-inflamatório diminui o inchaço no corpo e melhora a digestão


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Originário do Mediterrâneo, o funcho (Foeniculum vulgare) é uma planta medicinal bastante utilizada como tempero ou no preparo de saladas. O vegetal é conhecido por seus efeitos terapêuticos, pois ajuda a diminuir inchaços e a melhorar a saúde digestiva, quando consumido em forma de chá.

As propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e carminativas do chá de funcho são extraídas dos óleos essenciais, flavonoides, fenóis, vitaminas, minerais e fibras solúveis presentes em sua composição.

LEIA TAMBÉM: Mulher fica ferida após carro capotar em colisão com caminhão na PR-317, em Maringá

Foto: Freepik | Reprodução

Além de reduzir inchaços e trazer vantagens digestivas, a infusão pode diminuir o excesso de gases, aliviar cólicas menstruais e intestinais, ajudar na redução da ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

Para os benefícios da bebida funcionarem, é necessário associar seu consumo a hábitos alimentares saudáveis e à prática regular de exercícios físicos.

Como age o chá de funcho

Tradicionalmente, o chá de funcho é utilizado para aliviar desconfortos digestivos, como gases, cólicas e sensação de inchaço. “As propriedades carminativas do chá ajudam a relaxar os músculos do trato gastrointestinal e reduzir a formação de gases”, explica o professor de nutrição Leandro Rodrigues da Cunha, da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile