Chá anti-inflamatório reduz inchaço e ajuda a aliviar gases


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Frequentemente confundido com a erva-doce, o funcho é uma planta medicinal conhecida por ajudar na digestão, inclusive aliviando desconfortos como inchaço e gases. O chá à base da erva oferece um efeito levemente calmante, conforme explica a nutricionista Dani Borges. Ela acrescenta que a infusão atua na melhora de cólicas, especialmente em bebês.

Imagem Ilustrativa/Reprodução Freepik

De acordo com a especialista, o chá de funcho dispõe de ação anti-inflamatória e antioxidante. “É rico em compostos bioativos, como anetol, fenchona e estragol, que trazem na composição propriedades digestivas, anti-inflamatórias e carminativas, capazes de reduzir gases”, menciona.

Dani comenta ainda que a infusão contem vitamina C, potássio, cálcio e pequenas quantidades de fibras. Com relação ao “consumo seguro” do chá, ela aconselha tomar de duas a três xícaras da bebida por dia. “Essa quantidade é suficiente para aproveitar os benefícios digestivos e calmantes, sem riscos de efeitos adversos”, acentua. A nutricionista pondera: “Sempre reforço que o equilíbrio é essencial.”

A profissional de nutrição destaca que o chá de funcho pode ser consumido tanto pela manhã quanto à noite, a depender do objetivo. “No turno matutino, tomar a bebida auxilia na digestão e na redução de inchaço, preparando bem o organismo. Já no período noturno, é uma ótima opção para acalmar, aliviar desconfortos intestinais e ajudar no relaxamento”, endossa.

Dani Borges define o modo de preparo da infusão como “bem simples”. Primeiramente, ferva a água e, assim que levantar fervura, o fogo precisa ser desligado. Em seguida, adicione uma colher de chá das sementes de funcho ou um sachê. Depois, tampe e deixe em infusão por cinco a 10 minutos. “Coe, se estiver usando as sementes, e pronto”, frisa.

Segundo a nutricionista, a bebida deve ser consumida com cautela por pessoas com histórico de alergia a plantas da família Apiaceae, por exemplo, coentro e erva-doce. A ingestão do chá por gestantes também requer cuidado, principalmente nos primeiros meses de gravidez, pois a infusão tem compostos que tendem a estimular contrações.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile