Chá antioxidante ajuda a melhorar memória e sono, além de aliviar dor
0 noz-moscada é muito mais que um tempero aromático. Através de compostos bioativos como miristicina, elemicina, safrol e eugenol, a especiaria possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, sedativas e calmantes, oferecendo diversos benefícios para a saúde de quem a consome.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.

Geralmente, a noz-moscada é consumida através de pratos doces ou salgados mas, como é versátil, o tempero pode ser utilizado no preparo de chás. Entre as principais vantagens da infusão estão o relaxamento, a ação analgésica e anti-inflamatória e alívio dos sintomas de estresse e ansiedade.
Principais benefícios do chá de noz-moscada
- Através do efeito sedativo da miristicina – um composto natural encontrado em algumas plantas –, o chá de noz-moscada ajuda a reduzir o estresse e diminuir a ansiedade, facilitando uma melhora na qualidade do sono.
- A ação analgésica e anti-inflamatória da especiaria faz com que a bebida seja útil no tratamento de dores leves e em casos de tensão muscular.
- Os compostos presentes no tempero aromático podem trazer uma melhora na memória e na concentração, tendo um efeito potencialmente neuroprotetor.
- O eugenol – composto fenólico natural encontrado na noz-moscada – é importante para a ação digestiva do chá, melhorando a digestão e combatendo o excesso de gases.
- O composto fenólico natural, aliado a boas quantidades de sabineno e pineno presentes na especiaria, diminuem a dor e contração muscular, melhorando as cólicas menstruais.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
